terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Várias Formas de Trabalhar com Letras de Músicas



O trabalho com letra de música em sala de aula é muito interessante, além de resgatar alguns valores, ainda torna a aula dinâmica e alegre. As músicas que podem ser trabalhadas em sala variam desde regionais, infantis, gospel, MPB, rap e outra. Para assim contemplar todos os estilos durante o ano, respeitando os gostos e valores a serem resgatados na música.
Leitura da música para a sala de maneira individual e coletiva;
Problematizando a letra com questões sobre a mensagem da música;
Discuto a tipologia textual, versos, estrofes, rimas, caso tenha;
Cantar com utilização do CD;
Fazer dramatização;
Fazer então estudo com a letra da música, de acordo com o objetivo da aula, alguma das opções: estudo do texto, análise linguística ou reprodução de texto.
Música - Interpretação

Canção Da América Milton Nascimento


Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

Trabalhando as ideias do texto:

1. Qual é a mensagem que os autores querem transmitir com essa canção?
2. Explique com suas palavras a expressão grifada: “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito.”
4. Você sente necessidade de ter amigos? Por quê?
5. Como é que agem os verdadeiros amigos?
6. Você já se separou de algum amigo? Como se sentiu?
7. É fácil encontrar um verdadeiro amigo? Por quê?
8. Que consequências o tempo e a distância produzem na união de dois amigos?
9. Indique o verso que mostra o efeito que causa a canção naquele que vê o amigo partir.
10. Qual é o significado da expressão “debaixo das sete chaves”.
11. Aristóteles, filósofo grego, disse: “O amigo é um outro eu, é um eu diferente”. Justifique essa afirmativa.
12. Os compositores dessa música usaram algumas rimas. Procure-as no texto e as copie.
13. Os compositores também utilizaram linguagem figurada na letra da música. Dê o significado para você das seguintes expressões:
a) “...ouvir a voz do coração...”
b) “...voou com seu canto...”
 c) “do lado esquerdo do peito...”

Postado por: Edneia Silva Oliveira Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário