Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO
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COMPONENTE CURRICULAR
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TEMA
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Ensino Médio
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Literatura
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Literatura brasileira, clássica
e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura
letrada
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Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com
esta aula
i) analisar o uso
do TEMPO VERBAL como recurso de composição do CENÁRIO e da AÇÃO
narrativa.
ii) analisar a relevância
da escolha do FOCO NARRATIVO ao se contar uma história.
iii) refletir sobre o tema da
violência na sociedade contemporânea.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno
Para essa aula, o professor
deverá retomar conhecimentos sobre a estrutura da narrativa e sobre o uso do
tempo verbal pretérito, predominante em narrativas. Esses conhecimentos
podem auxiliar os alunos na análise da organização do conto lido,
aperfeiçoando suas habilidades como leitor de narrativas. Sugerimos que o
professor acesse a aula "O conto de Machado de Assis: a carteira",
que organiza conhecimentos sobre a estrutura canônica de narrativas e o uso do
tempo verbal.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 - Leitura do
conto “O
outro”, de Rubem Fonseca.
O professor pode ler o conto em
voz alta para os alunos. Como a narrativa envolve certo suspense, uma leitura
com entonação adequada pode ser estimulante, provocando o interesse dos alunos.
Acesse o conto em:
Atividade 2 -
Antes das atividades propostas
para os objetivos i) e ii) dessa aula, o professor deve estimular os alunos a
partilharem suas impressões sobre a narrativa lida. Esse tipo de prática tem se
mostrado bastante eficiente para despertar o gosto pela leitura da narrativa
literária.
Atividade 3- Estudo dirigido
Individualmente ou em grupo os
alunos devem resolver as atividades propostas no roteiro abaixo.
ROTEIRO DE LEITURA
1. Releia os 3 primeiros parágrafos
do conto.Que tempo verbal predomina nesses parágrafos? Por
quê?
2. Quem é e como vive
o protagonista do conto?
3. Releia o quarto parágrafo do
conto. Que tempo verbal predomina nesse parágrafo? Por quê?
4. Qual é o elemento
complicador da narrativa?
5. Qual é o foco narrativo do
conto de Ruben Fonseca?
6. Assinale no texto os fragmentos
que narram os vários encontros do narrador com o desconhecido que o aborda na
rua. Responda:
·
Que
expressões são usadas para descrever o desconhecido?
·
Que
reações o desconhecido provoca no executivo?
7.
Considerando a descrição que o narrador faz do desconhecido ao longo da
narrativa, como se poderia explicar o desfecho do conto?
Atividade 3- Discussão do conto
O professor deve conduzir essa
atividade a partir das leituras produzidas pelos alunos. Retomando o roteiro
proposto, as leituras dos alunos vão sendo apresentadas e o professor deve
ajudá-los a aprofundar essas leituras, refletindo sobre a estruturação do
texto.
·
As
questões de 1 a 4 retomam os elementos da estrutura da narrativa ,
para, a partir dessa análise, “guiar” o leitor em seu processo de construção
de sentidos. A análise, por outro lado, permite perceber bastante
facilmente a função dos tempos verbais pretérito perfeito e
imperfeito na composição de trechos de ação e de orientação narrativa.
·
A questão
5 retoma o conceito de foco narrativo. Mais do que reconhecer o
foco narrativo em primeira pessoa, é importante que os alunos reflitam sobre
essa importante estratégia do conto: a descrição do outro, do desconhecido que
alimenta a tensão da narrativa, é feita a partir do ponto de vista do
narrador personagem, um homem fragilizado por um cotidiano estressante e
embrutecedor e incapaz de enxergar com equilíbrio a realidade. O desfecho
surpreendente pode ser explicado se considerarmos o ponto de vista a partir do
qual a história é contada e o “outro” é descrito.
·
As
questões 6 e 7 apontam para sinalizações relevantes para a construção de
sentido do texto, como os fragmentos que descrevem, a partir do ponto de vista
do executivo, o “outro”. A atenção a essas pistas permite construir
hipóteses sobre o desfecho do conto. É importante que o tutor
estimule os alunos a construírem suas hipóteses e produzirem outras leituras
desse conto, aberto a uma série de discussões interessantes.
Recursos Complementares
Professor: consulte o site www.releituras.com/rfonseca_bio.asp para buscar informações
sobre a vida e a obra do escritor Rubem Fonseca
Avaliação
Para avaliar a habilidade de
leitura de narrativas o professor deverá considerar as atividades de leitura
(escritas e orais) realizadas durante a aula.
Referencia:
Cristiane
Mascarenhas
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