quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Estrutura curricular


Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO
COMPONENTE CURRICULAR
TEMA
Ensino Médio
Literatura
Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

i) analisar o uso do TEMPO VERBAL  como recurso de composição do CENÁRIO e da AÇÃO narrativa.
ii) analisar a relevância  da escolha do FOCO NARRATIVO ao se contar uma história.
iii) refletir sobre o tema da violência na sociedade contemporânea.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para essa aula, o professor deverá retomar conhecimentos sobre a estrutura da narrativa e sobre o uso do tempo verbal pretérito, predominante em narrativas.  Esses conhecimentos podem auxiliar os alunos na  análise da organização do conto lido, aperfeiçoando suas habilidades como leitor de narrativas. Sugerimos que o professor acesse a aula "O conto de Machado de Assis: a carteira", que organiza conhecimentos sobre a estrutura canônica de narrativas e o uso do tempo verbal.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 - Leitura do conto “O outro”, de Rubem Fonseca.
O professor pode ler o conto em voz alta para os alunos. Como a narrativa envolve certo suspense, uma leitura com entonação adequada pode ser estimulante, provocando o interesse dos alunos.
 Acesse o conto em:


Atividade 2 - 
Antes das atividades propostas para os objetivos i) e ii) dessa aula, o professor deve estimular os alunos a partilharem suas impressões sobre a narrativa lida. Esse tipo de prática tem se mostrado bastante eficiente para despertar o gosto pela leitura da narrativa literária.

Atividade 3- Estudo dirigido
Individualmente ou em grupo os alunos devem resolver  as atividades propostas no roteiro abaixo. 
ROTEIRO DE LEITURA
1.      Releia os 3 primeiros parágrafos do conto.Que tempo verbal predomina nesses parágrafos? Por quê?
2.      Quem é e como vive o protagonista do conto?
3.      Releia o quarto parágrafo do conto. Que tempo verbal predomina nesse parágrafo? Por quê?
4.      Qual é o elemento complicador da narrativa?
5.      Qual é o foco narrativo do conto de Ruben Fonseca?
6.      Assinale no texto os fragmentos que narram os vários encontros do narrador com o desconhecido que o aborda na rua. Responda:
·         Que expressões são usadas para descrever o desconhecido?
·         Que reações o desconhecido provoca no executivo?
         7. Considerando a descrição que o narrador faz do desconhecido ao longo da narrativa, como se poderia explicar o desfecho do conto?
Atividade 3- Discussão do conto
O professor deve conduzir essa atividade a partir das leituras produzidas pelos alunos. Retomando o roteiro proposto, as leituras dos alunos vão sendo apresentadas e o professor deve ajudá-los a aprofundar essas leituras, refletindo sobre a estruturação do texto. 
·         As questões de 1 a 4 retomam os elementos da estrutura da narrativa , para, a partir dessa análise, “guiar” o leitor em seu processo de construção de sentidos. A análise, por outro lado, permite perceber bastante facilmente a função dos tempos verbais pretérito perfeito e imperfeito na composição de trechos de ação e de orientação narrativa.
·         A questão 5 retoma o conceito de foco narrativo. Mais do que reconhecer o foco narrativo em primeira pessoa, é importante que os alunos reflitam sobre essa importante estratégia do conto: a descrição do outro, do desconhecido que alimenta a tensão da narrativa, é feita a partir do ponto de vista do narrador personagem, um homem fragilizado por um cotidiano estressante e embrutecedor e incapaz de enxergar com equilíbrio a realidade. O desfecho surpreendente pode ser explicado se considerarmos o ponto de vista a partir do qual a história é contada e o “outro” é descrito.
·         As questões 6 e 7 apontam para sinalizações relevantes para a construção de sentido do texto, como os fragmentos que descrevem, a partir do ponto de vista do executivo, o “outro”. A atenção a essas pistas permite construir hipóteses sobre o desfecho do conto. É importante que o tutor estimule os alunos a construírem suas hipóteses e produzirem outras leituras desse conto, aberto a uma série de discussões interessantes.    
Recursos Complementares
Professor: consulte o site www.releituras.com/rfonseca_bio.asp para buscar informações sobre a vida e a obra do escritor Rubem Fonseca 
Avaliação
Para avaliar a habilidade de leitura de narrativas o professor deverá considerar as atividades de leitura (escritas e orais) realizadas durante a aula.

Referencia:

Cristiane Mascarenhas

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