quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CHARGES




SEQUÊNCIA DIDÁTICA


Título: Charges: manifestações de voz para ter vez no Brasil.

Esta SEQUÊNCIA DIDÁTICA tem por objetivo introduzir os alunos no gênero CHARGE a partir de vários momentos de leitura dirigida e contextualizar fazendo uma crítica político-social com o tema “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação” do concurso Parlamentar Jovem Brasileiro.

Direitos de Aprendizagem:

Inferir uma informação Implícita em um texto

Identificar o tema de um texto                         

Interpretar texto com auxílio de material gráfico (propaganda, QH, Fotos, Charges, dentre outros)

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

Identificar efeitos de Ironia ou Humor em textos variados

Atividade Motivadoras /Problematização

Descrição das charges levadas para a sala de aula;

Quem é o autor?

Onde foi publicada?

Qual é o assunto da charge

Qual é a crítica apresentada?

Em que está baseada a Ironia?

Conteúdos:

Estrutura textual do gênero CHARGE;

Função da Charge;

Linguagem Conotativa;

Figuras de Linguagem (em especial a Ironia);

Análise de Imagens;

Contextos Político (em destaque os de 2013)

Desenvolvimento:

Identificação da estrutura do gênero Charge;

Aguçamento do senso crítico;

Expressões de opiniões próprias por meio da Dissertação “Buscar voz e vez “contextualizando o referido tema da Redação do Concurso Jovem Senador;

Desafiá-los a falar sobre os temas polêmicos da atualidade e que levam a estas CHARGES: Saúde Pública, Política, Educação e Desigualdades Sociais.

Etapas:

Etapa 1:  Exposição de exemplos de Charges e percepção da reação dos alunos; observação se os alunos já possuem algum conhecimento prévio sobre esse gênero; identificação das características deste gênero (onde é veiculada, intenção do autor ao produzi-la; qual a crítica ou ironia apresentada?)

Etapa 2: Chamar a atenção para as imagens que estão sendo exibidas sobre o contexto de manifestações populares atualmente no Brasil; Fazer a Inferência de qual crítica político-social está sendo exibida e para quem.

Etapa 3: Apresentação do Concurso Parlamento Jovem Brasileiro com o tema “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”;

Etapa 4 : Será o intercâmbio das produções dos alunos com a finalidade das correções gramaticais, observação e dos argumentos e contra-argumentos apresentados, melhorando-os no que for possível, sem desconectar a ideia do aluno (a).

Recursos:

Recortes de jornal e revista;

Material impresso (charges);

Data show;

Caderno, lápis borracha.

Atividade:

Produção da Redação para a participação do referido concurso.

Avaliação:

Acontecerá durante o processo e através da produção da Redação que é o ponto culminante deste trabalho.

ALUNA:IARA PATRICIA MATOS DE SOUZA
FONTE: http://ivanetenunes.blogspot.com.br/2013/07/sequencia-didatica-charges.html

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