SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Título: Charges: manifestações de voz para ter vez no
Brasil.
Esta SEQUÊNCIA DIDÁTICA tem por objetivo introduzir
os alunos no gênero CHARGE a partir de vários momentos de leitura dirigida e
contextualizar fazendo uma crítica político-social com o tema “Buscar voz para
ter vez: cidadania, democracia e participação” do concurso Parlamentar Jovem
Brasileiro.
Direitos de Aprendizagem:
Inferir uma informação Implícita em um texto
Identificar o tema de um texto
Interpretar texto com auxílio de material gráfico (propaganda, QH,
Fotos, Charges, dentre outros)
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
Identificar efeitos de Ironia ou Humor em textos variados
Atividade Motivadoras /Problematização
Descrição das charges levadas para a sala de aula;
Quem é o autor?
Onde foi publicada?
Qual é o assunto da charge
Qual é a crítica apresentada?
Em que está baseada a Ironia?
Conteúdos:
Estrutura textual do gênero CHARGE;
Função da Charge;
Linguagem Conotativa;
Figuras de Linguagem (em especial a Ironia);
Análise de Imagens;
Contextos Político (em destaque os de 2013)
Desenvolvimento:
Identificação da estrutura do gênero Charge;
Aguçamento do senso crítico;
Expressões de opiniões próprias por meio da Dissertação “Buscar voz e
vez “contextualizando o referido tema da Redação do Concurso Jovem Senador;
Desafiá-los a falar sobre os temas polêmicos da atualidade e que levam a
estas CHARGES: Saúde Pública, Política, Educação e Desigualdades Sociais.
Etapas:
Etapa 1: Exposição de exemplos de
Charges e percepção da reação dos alunos; observação se os alunos já possuem
algum conhecimento prévio sobre esse gênero; identificação das características
deste gênero (onde é veiculada, intenção do autor ao produzi-la; qual a crítica
ou ironia apresentada?)
Etapa 2: Chamar a atenção para as imagens que estão sendo exibidas sobre
o contexto de manifestações populares atualmente no Brasil; Fazer a Inferência
de qual crítica político-social está sendo exibida e para quem.
Etapa 3: Apresentação do Concurso Parlamento Jovem Brasileiro com o tema
“Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”;
Etapa 4 : Será o intercâmbio das produções dos alunos com a finalidade
das correções gramaticais, observação e dos argumentos e contra-argumentos
apresentados, melhorando-os no que for possível, sem desconectar a ideia do
aluno (a).
Recursos:
Recortes de jornal e revista;
Material impresso (charges);
Data show;
Caderno, lápis borracha.
Atividade:
Produção da Redação para a participação do referido concurso.
Avaliação:
Acontecerá durante o processo e através da produção da Redação que é o
ponto culminante deste trabalho.
ALUNA:IARA PATRICIA MATOS DE SOUZA
FONTE: http://ivanetenunes.blogspot.com.br/2013/07/sequencia-didatica-charges.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário