Plano
de aula
1-Tema:
Despertando o gosto pela leitura
2-Objetivos:
Geral:
Aprender que a leitura também é um instrumento
para a aprendizagem e que introduzida de forma prazerosa, com ferramentas
lúdicas permite às pessoas explorarem mundos diferentes dos seus, reais ou
imaginários, que as aproximam de outras pessoas e de suas ideias, que as
converte em exploradores de um universo que é construído com a imaginação.
Específicos:
· Levá-los a refletir sobre os componentes que
são comuns à maioria dos contos e nas fábulas
·
Provocar a curiosidade e consequentemente,
o gosto pela leitura;
·
Despertar a criatividade e imaginação;
·
Incentivar a produção de textos;
·
Compreender o que lê;
·
Desenvolver a linguagem oral, linguagem
escrita, leitura e produção de textos, fazendo uma inter-relação de forma
contextualizada;
·
Possibilitar a vivência de emoções, do
exercício da fantasia e da imaginação;
·
Desenvolver a expressão verbal;
·
Estimular e desenvolver a criatividade;
·
Desenvolver a socialização, desenvolver
a habilidade de trabalhar em grupo;
·
Desenvolver o hábito da leitura
compartilhada;
·
Opinar sobre a leitura.
·
Reconhecer os personagens da história;
·
Mostrar o mundo da Fantasia e do Faz de
Conta;
·
Proporcionar momentos que estimulem o
raciocínio;
·
Enriquecer o vocabulário.
3-Conteúdo:
Através da leitura o aluno pode desenvolver diversas competências
e habilidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação ao
mundo, advinda das diferentes mensagens e indagações que a leitura oferece
4-público
alvo:
6º ano do ensino fundamental
5-Tempo
estimado:
8 aulas
5-Recursos:
Livros de contos e fábulas: “Gafanhoto ou esperança? Qual
a diferença?”, “preservar: dever de todos”, “A galinha caipira e o galo
repentista”, “Uili o ratinho que não sabia ler”, ‘’O gosto de ler”, ‘’o mundo
inteiro’’, ‘’os presentes de Joaquim’’, ‘’O moleiro e seus amigos’’, ‘’Maria
tempestade’’, ‘’Mateus o porquinho”, “o poder das palavrinhas mágicas”.
6-metodologia:
·
Após a aula explicativa sobre a importância da
leitura, e o prazer proporcionado pela mesma
·
Com a mediação do professor os alunos deverão
se organizarem na sala em equipes contendo em cada uma 5 alunos
Os livros serão distribuídos para cada equipe, na qual
irão ler e refletir juntos
Para cada dia de aula os alunos devem ler um livro
diferente, para cada dia um aluno fará a leitura na sua equipe, este
procedimento acontecerá durante 8 dias
·
Os alunos após lerem os livros irão em
equipes escolher o livro que mais gostaram
·
Após terem escolhido o livro deverão escrever
um texto, contendo um breve resumo do livro e o motivo ao qual os levou a
escolher o livro e suas experiências no decorrer da semana.
·
No final deverão escolher alguém da equipe
que irá ler seu texto
7-Avaliação:
O professor como mediador deve observar se estão interagindo
na atividade proposta, como se desempenham nas leituras e a contribuição de
cada um nos textos escritos.
Josélia Lima de
Sena Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário