terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Atividade Despertando o gosto pela leitura

Plano de aula
1-Tema:
Despertando o gosto pela leitura
 2-Objetivos:
Geral: 
 Aprender que a leitura também é um instrumento para a aprendizagem e que introduzida de forma prazerosa, com ferramentas lúdicas permite às pessoas explorarem mundos diferentes dos seus, reais ou imaginários, que as aproximam de outras pessoas e de suas ideias, que as converte em exploradores de um universo que é construído com a imaginação.
Específicos:

·    Levá-los a refletir sobre os componentes que são comuns à maioria dos contos e nas fábulas
·         Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto pela leitura;
·         Despertar a criatividade e imaginação;
·         Incentivar a produção de textos;
·         Compreender o que lê;
·         Desenvolver a linguagem oral, linguagem escrita, leitura e produção de textos, fazendo uma inter-relação de forma contextualizada;
·         Possibilitar a vivência de emoções, do exercício da fantasia e da imaginação;
·         Desenvolver a expressão verbal;
·         Estimular e desenvolver a criatividade;
·         Desenvolver a socialização, desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
·         Desenvolver o hábito da leitura compartilhada;
·         Opinar sobre a leitura.
·         Reconhecer os personagens da história;
·         Mostrar o mundo da Fantasia e do Faz de Conta;
·         Proporcionar momentos que estimulem o raciocínio;
·         Enriquecer o vocabulário.

3-Conteúdo:
Através da leitura o aluno pode desenvolver diversas competências e habilidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo, advinda das diferentes mensagens e indagações que a leitura oferece
 4-público alvo:
6º ano do ensino fundamental
5-Tempo estimado:
8 aulas
5-Recursos:
Livros de contos e fábulas: “Gafanhoto ou esperança? Qual a diferença?”, “preservar: dever de todos”, “A galinha caipira e o galo repentista”, “Uili o ratinho que não sabia ler”, ‘’O gosto de ler”, ‘’o mundo inteiro’’, ‘’os presentes de Joaquim’’, ‘’O moleiro e seus amigos’’, ‘’Maria tempestade’’, ‘’Mateus o porquinho”, “o poder das palavrinhas mágicas”.

6-metodologia:
·         Após a aula explicativa sobre a importância da leitura, e o prazer proporcionado pela mesma
·         Com a mediação do professor os alunos deverão se organizarem na sala em equipes contendo em cada uma 5 alunos
Os livros serão distribuídos para cada equipe, na qual irão ler e refletir juntos
Para cada dia de aula os alunos devem ler um livro diferente, para cada dia um aluno fará a leitura na sua equipe, este procedimento acontecerá durante 8 dias
·         Os alunos após lerem os livros irão em equipes escolher o livro que mais gostaram
·         Após terem escolhido o livro deverão escrever um texto, contendo um breve resumo do livro e o motivo ao qual os levou a escolher o livro e suas experiências no decorrer da semana.
·         No final deverão escolher alguém da equipe que irá ler seu texto
7-Avaliação:
O professor como mediador deve observar se estão interagindo na atividade proposta, como se desempenham nas leituras e a contribuição de cada um nos textos escritos.

Josélia Lima de Sena Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário