Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- ler e interpretar charges, atentando para a intencionalidade específica desse gênero: fazer crítica por meio do humor;
- conhecer alguns mecanismos linguísticos e visuais presentes nas charges;
- criar charges a fim de realizar uma crítica por meio do humor e da linguagem verbo-visual.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- conhecer o gênero charge: composição verbo-visual em que aparece um texto opinativo, normalmente uma crítica irônica;
- demonstrar habilidades básicas de leitura: realizar inferências e estabelecer relação entre texto e contexto.
Estratégias e recursos da aula
- uso de charges veiculadas na internet;
- utilização do laboratório de informática.
Atividade
O gênero discursivo a ser trabalhado nessa aula trata-se da Charge.Para motivar os alunos para a leitura de charges, o professor deverá lhes perguntar se eles gostam de textos que criticam, de forma irônica e por meio do humor, os problemas sociais.
Os alunos devem ter conhecimento de a Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas. Geralmente, abordam diversos temas, tais como assuntos do cotidiano, política, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc.
As charges costumam ser publicadas, geralmente, em jornais, revistas e livros. Com o desenvolvimento da Internet, apareceram vários sites especializados em apresentar charges animadas elaboradas em linguagem flash.
Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre esse gênero, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, realizarem uma pesquisa sobre o assunto e terem acesso a charges animadas na internet.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge
http://charges.uol.com.br/
http://www.animatunes.com.br/animacoes/
Aula 2 (50m)
Atividade
Em sala de aula, o professor deverá entregar algumas cópias de charges aos alunos e fazer-lhes a seguinte observação: para que o leitor se divirta com a leitura de uma charge, é preciso que ele esteja a par da situação cultural – conhecimento prévio de mundo – que a charge expõe, bem como dos recursos lingüísticos nela presentes.
A seguir, o professor deverá solicitar aos alunos que façam a leitura das charges (1, 2, 3,4,5,6,7 e 8) a eles apresentadas, respondendo às questões propostas.
CHARGE 1
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tYspkZ0-TPmK51h4iOuETlh8bGtZ20Ajo_Jqiq9x5OCq4nldaeeEX7MGx9EhBmpMe3MkaKdseMobxpUPefza-6hs10WHtbpYQ2OdaAnpvL2Od0rBuTdThbSyWAScqsqTzElcoaP6_xCPhZmg44ZcLmVzBX5XYu-5p1pFoG6MY=s0-d)
http://tirocerto.homestead.com/charges.html
CHARGE 2
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sJGMqC2tcQih-1Fh06cNnKEeSJ_OAI5XKw-qAvTOd4zZizleReSslyID7SRHkm6FVofiMl6mc_EReHjgmt6pOJEf_QGnGbQ5Yw4tssv7JFpQVs9LYyexJXgdaW6UZRflTOc6VkckHjX1dJKqwJKz74vIPudO_h2DLpzvw4Mdg=s0-d)
Charge 3
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_t6o7WckuOJxQyk9kugRyA5NzsvOEBr7wAuXxCrQBU-Ko1y4CzzC_-N2DRhQpZozoYbCYwKeocPDehBQZQAtJ_fsh_P5A63sZuZE1vxJfxc8GryEI0_P_Ur7bSOztdo32NYe2A9rXjIm0KZE2QyPC5PqM_uqbC_GzeeoS4tVZwm=s0-d)
Charge 4
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tPIT4O1wUPZ_Fi3432vsNdCi8i8yFV5byeQAWdO8GvP3XV4hKcUPr6mSlU7FYmq2yz8PRcnZiBvIwhhr3u1JaHfz7-BThyZfhLj0isxF3tCbd_6FIfgMXy0dxe6GEZi9g1QHIN6_Kk_AFS-otDZ1LXpS3ZwX3sBh-zjbO5uJm0=s0-d)
Charge 5
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uzxbCtV8B4LAT8LBXwScLyKfxWtYoiKO75MjFFCpVqiCRVm13ior5fuxUfsOQSAWQqPh7SkmjOp84JpWox1liki4lf9j0Yhdv8LUqlIanIY8SI7Nh8j3I2QD0ykwPe5KPO2jhWqX_Yn9yHglEbiV0iiMdI5WnqO4gFXTLLYTRJr2_dmj_Nsg=s0-d)
http://chargesprotestantes.blogspot.com/2008/02/violncia-domstica.html
Charge 6
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_urlnDFMmlu0T3yNPGWaOVQIYDG6dDWUryxsJmCBd8qKNKOWr-aR8SJhC61QYe4yhXmad0nd3EYbU1BlZePKwICWnQv9Sev8Bt9LwlXt9XB-IzyKhp8okz0h0khZsGCNATMkcaeBXqpwDyMpJ8yIj0f5DTWvzsezPDBJwL2P6tUN3XuCYklFA=s0-d)
http://www.palavras.blog.br/2009/06/quem-e-o-sujeito-charge.html
Charge 7
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vykxDjEgFvF-63e4-EuBaDhyqfUccXskselufz2p_thIrABwacv2UTDqzUmu2g-KGI7eLLhET2LbzmR7i_EQIf8hkDUKTlnCWQ7iiC8nXkrd5E6ze274HjsaeFYE3zd11mEJiJt-XF3d4qGlgnhl80FjWEA_ftyEYrtQU=s0-d)
http://www.futuroprofessor.com.br/wp-content/uploads/2009/03/ensino-publica-charge-de-amancio.jpg
Charge 8
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sQn7tP6p_fZVylp4ORnDl5yyl4BhjC-5CBGMTcA6IQo39uKJ6JBQo-R9MOUc2IrS7JkxW6UoiEMtPMhd06j61_prlH7wj1mf8L4X5XoxGBh28Hb_ElEAGu_VJY_IcTvxo_BfmKdbmcdr_IioVQaF6ohs0b9MjxYFXf3WNc2Gt4iuCQCw=s0-d)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0tgs5_2OkEVNktNP0zrjBkTVgnM057nkrQgWin0leKj9D_24vpLlw7i-DjRQf6_IRgbhUbjoIn6R-FwSILfB-bGmd72YGIVYQm4Hhyphenhyphenal-eLBb4JWQsu214XuID0kFPX63sqtpkNAPx_k/s400/charge-greveprof.jpg
Questões sobre as charges:
1. O que é uma charge e qual a sua finalidade?
2. Qual é o conhecimento prévio de mundo necessário para que o leitor se divirta com:
a. charges 1, 2.
b. charges 3 e 4.
c. charge 5.
d. charge 6.
d. charges 7 e 8.
3. Observe todas as charges (1 a 8).
a. Explique cada uma delas. O que elas criticam?
4. O humor da charge é produzido pela associação de elementos lingüísticos e de elementos visuais.
Descreva cada uma das charges, de modo a indicar os aspectos visuais bem como o(s) elemento(s) lingüístico(s) que provocam humor em cada uma delas.
AULA3
Produção de Texto
O professor deverá solicitar aos alunos que elaborem charges. Os temas sugeridos podem ser os mesmos abordados nas charges estudadas, quais sejam: ensino público, política, violência doméstica, desarmamento e violência urbana.
Importante: Professor, você deve lembrar ao aluno que, quando o cartunista desenha/ produz uma charge, ele expõe o seu ponto de vista sobre um determinado tema.
Atividade
Em sala de aula, o professor deverá entregar algumas cópias de charges aos alunos e fazer-lhes a seguinte observação: para que o leitor se divirta com a leitura de uma charge, é preciso que ele esteja a par da situação cultural – conhecimento prévio de mundo – que a charge expõe, bem como dos recursos lingüísticos nela presentes.
A seguir, o professor deverá solicitar aos alunos que façam a leitura das charges (1, 2, 3,4,5,6,7 e 8) a eles apresentadas, respondendo às questões propostas.
CHARGE 1
http://tirocerto.homestead.com/charges.html
CHARGE 2
Charge 3
Charge 4
Charge 5
http://chargesprotestantes.blogspot.com/2008/02/violncia-domstica.html
Charge 6
http://www.palavras.blog.br/2009/06/quem-e-o-sujeito-charge.html
Charge 7
http://www.futuroprofessor.com.br/wp-content/uploads/2009/03/ensino-publica-charge-de-amancio.jpg
Charge 8
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0tgs5_2OkEVNktNP0zrjBkTVgnM057nkrQgWin0leKj9D_24vpLlw7i-DjRQf6_IRgbhUbjoIn6R-FwSILfB-bGmd72YGIVYQm4Hhyphenhyphenal-eLBb4JWQsu214XuID0kFPX63sqtpkNAPx_k/s400/charge-greveprof.jpg
Questões sobre as charges:
1. O que é uma charge e qual a sua finalidade?
2. Qual é o conhecimento prévio de mundo necessário para que o leitor se divirta com:
a. charges 1, 2.
b. charges 3 e 4.
c. charge 5.
d. charge 6.
d. charges 7 e 8.
3. Observe todas as charges (1 a 8).
a. Explique cada uma delas. O que elas criticam?
4. O humor da charge é produzido pela associação de elementos lingüísticos e de elementos visuais.
Descreva cada uma das charges, de modo a indicar os aspectos visuais bem como o(s) elemento(s) lingüístico(s) que provocam humor em cada uma delas.
AULA3
Produção de Texto
O professor deverá solicitar aos alunos que elaborem charges. Os temas sugeridos podem ser os mesmos abordados nas charges estudadas, quais sejam: ensino público, política, violência doméstica, desarmamento e violência urbana.
Importante: Professor, você deve lembrar ao aluno que, quando o cartunista desenha/ produz uma charge, ele expõe o seu ponto de vista sobre um determinado tema.
Avaliação
A avaliação dar-se-á de forma processual, isto é, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da realização das atividades escritas. Em relação à produção de texto, os alunos serão avaliados, considerando o atendimento à proposta, qual seja: criar uma charge usando os recursos da linguagem verbo-visual para expor uma crítica pessoal sobre determinado tema, criticando-o por meio de humor.
Importante: os textos criados pelos alunos sob a orientação do professor serão expostos no mural da sala de aula ou em outro lugar apropriado.
referencia:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10697Importante: os textos criados pelos alunos sob a orientação do professor serão expostos no mural da sala de aula ou em outro lugar apropriado.
Aluna: Jamilly Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário