SEQUÊNCIA DIDÁTICA – “A
BELA E A FERA”
Turma: 6°
Ano do Ensino Fundamental de 9 Anos
JUSTIFICATIVA
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais
atrativa, dinâmica e mais próxima da
realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o
desenvolvimento da linguagem, da leitura e
da escrita.
OBJETIVOS:
Recuperar as histórias perdidas no tempo e espaço;
preparando o jovem para um melhor desempenho na aprendizagem da leitura e da
escrita, de maneira lúdica e criativa; Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação
do espaço a ser utilizado pelos alunos,
ampliando os vários sentidos da narrativa; garantir ainda uma relação mais
afetiva entre professora e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente
escolar; refletindo sobre os princípios éticos, morais
e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade
atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação; produzir
textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas,
anúncios); explorar a linguagem oral e escrita.
MATERIAL
MATERIAL
- Filmoteca: A bela e a fera
- Música do filme para ler, ouvir e cantar - “A Bela
e a fera”
- VídeoTelevisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
- VídeoTelevisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
- Sucatas
diversas para confecção de fantoches
DESENVOLVIMENTO
- Apresentação do livro e DVD: capa,
material, título, editora, ilustrações.
- Ler a história toda e mostrar
as figuras;
- Interpretação oral: os alunos contam a história,
identifica os personagens, o tempo, o espaço
que acontece a história (Onde? Quando?);
- Contar diferentes obras de diversos
autores fazendo a comparação.
- Ouvir outras histórias de belos
contos de fadas;
- Assistir o filme: A Bela e a Fera e fazer
a comparação
com a história;
com a história;
- Dramatização e teatro;
- Atividades orais e/ou escritas tais como:
- Escrita de palavras com letras móvel
- Caça-personagens
- Cruzadinha
- Sequencia com tarjas (música)
- Reescrita coletiva do texto
- Escrita de palavras com letras móvel
- Caça-personagens
- Cruzadinha
- Sequencia com tarjas (música)
- Reescrita coletiva do texto
- Frases enigmáticas;
- Cantar a música e trilha sonora do filme ;
- Confecção de um livro;
TEMAS
TRANSVERSAIS
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação linguística. HISTÓRIA GEOGRAFIA, CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais durante todo o processo e desenvolvimento do plano de aula.
INFORMAÇÕES SOBRE O
FILME:
“A Bela e a Fera”
Título original: (Beauty
and the Beast)
Lançamento: 1991 (EUA)
Direção: Gary
Trousdale, Kirk Wise
Atores: Paige O'Hara, Bobby Benson, Richard
White, Jerry Orbach.
Duração: 84 min
Gênero: Animação
Status: Arquivado
Em uma
pequena aldeia da França vive Belle, uma jovem inteligente que é considerada
estranha pelos moradores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é
visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas
apesar de todas as jovens do lugarejo os achar um homem bonito, Belle não o
suporta, pois vê nele uma pessoa primitiva e convencida. Quando o pai de Belle
vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele acaba se perdendo na
floresta e é atacado por lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um
castelo, mas acaba se tornando prisioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na
verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando negou
abrigo a ela. Quando Belle sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua
procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai fosse
libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os
"moradores" do castelo, que lá vivem e também foram transformados em
objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebrado. Mas
isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor,
sendo que isto tem de ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa
encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito.
Valdeí Carvalho da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário