quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Atividade A Bela e a Fera

                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA – “A BELA E A FERA”


Turma: 6° Ano do Ensino Fundamental de 9 Anos


JUSTIFICATIVA

O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.

OBJETIVOS:

Recuperar as histórias perdidas no tempo e espaço; preparando o jovem para um melhor desempenho na aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa; Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelos alunos, ampliando os vários sentidos da narrativa; garantir ainda uma relação mais afetiva entre professora e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar; refletindo sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação; produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios); explorar a linguagem oral e escrita.

MATERIAL

- Filmoteca: A bela e a fera
- Música do filme para ler, ouvir e cantar - “A Bela e a fera”
- VídeoTelevisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor,  giz de cera, cartolina,...).
- Sucatas diversas para confecção de fantoches



DESENVOLVIMENTO

- Apresentação do livro e DVD: capa, material, título, editora, ilustrações.
- Ler a história toda e mostrar as figuras;
- Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
- Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
- Ouvir outras histórias de belos contos de fadas;
- Assistir o filme: A Bela e a Fera e fazer a comparação
com a história;
- Dramatização e teatro;
- Atividades orais e/ou escritas tais como:
- Escrita de palavras com letras móvel
- Caça-personagens
- Cruzadinha
- Sequencia com tarjas (música)
- Reescrita coletiva do texto
- Frases enigmáticas;
- Cantar a música e trilha sonora do filme ;
- Confecção de um livro;

TEMAS TRANSVERSAIS

Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.  Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação linguística. HISTÓRIA GEOGRAFIA, CIÊNCIAS

ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).


AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais durante todo o processo e desenvolvimento do plano de aula.

INFORMAÇÕES SOBRE O FILME:

“A Bela e a Fera”
Título original: (Beauty and the Beast)
Lançamento: 1991 (EUA)
Direção: Gary Trousdale, Kirk Wise
Atores: Paige O'Hara, Bobby Benson, Richard White, Jerry Orbach.
Duração: 84 min
Gênero: Animação
Status: Arquivado

 Sinopse
Em uma pequena aldeia da França vive Belle, uma jovem inteligente que é considerada estranha pelos moradores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas apesar de todas as jovens do lugarejo os achar um homem bonito, Belle não o suporta, pois vê nele uma pessoa primitiva e convencida. Quando o pai de Belle vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele acaba se perdendo na floresta e é atacado por lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando prisioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando negou abrigo a ela. Quando Belle sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os "moradores" do castelo, que lá vivem e também foram transformados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebrado. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito.


Valdeí Carvalho da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário