SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Objetivo(s)
- Compreender o papel das rimas e jogos de palavras na construção dos
sentidos do poema.
- Interpretar poemas, levando em consideração os efeitos gerados pelas palavras.
- Interpretar poemas, levando em consideração os efeitos gerados pelas palavras.
Conteúdo(s)
- Leitura de poemas.
Ano(s)
6º ANO
Tempo estimado
4 aulas.
Material necessário
- Lápis de cor;
- Aparelho de som;
- CD "A arca de Noé", de Vinícius de Moraes (disponível em abr.io/download-musica);
- Letras das músicas "A casa", "O mosquito", "O Pato" e "As Abelhinhas" (abr.io/musicas);
- Cópia dos poemas "A Farmácia", de Pedro Bandeira (abr.io/a-farmacia), e "A Caminhada", de Sidônio Muralha (abr.io/a-caminhada)
- Aparelho de som;
- CD "A arca de Noé", de Vinícius de Moraes (disponível em abr.io/download-musica);
- Letras das músicas "A casa", "O mosquito", "O Pato" e "As Abelhinhas" (abr.io/musicas);
- Cópia dos poemas "A Farmácia", de Pedro Bandeira (abr.io/a-farmacia), e "A Caminhada", de Sidônio Muralha (abr.io/a-caminhada)
Desenvolvimento
1ª etapa
Distribuir entre os alunos as cópias dos poemas "A Farmácia" e
"A caminhada". Nessa etapa, o objetivo é chamar a atenção do aluno
para dois aspectos da rima: a construção do ritmo de leitura e o jogo de
palavras.
Leia os dois poemas e pergunte qual dos dois permite uma leitura mais
marcada e o que possibilita isso. Em seguida, peça que os alunos identifiquem,
com lápis colorido, as palavras que rimam entre si. Logo após, abra uma
discussão sobre o jogo de palavras de alguns versos, tais como: "Nessa
mata ninguém mata" (a palavra "mata" tem o mesmo sentido nesse
verso?), "com duas patas de pata" (qual a diferença entre
"patas" e "pata").
Pergunte aos alunos sobre a relação do título do poema com o verso "pata
acolá, pata aqui". Levando-os a perceber o jogo que o poeta faz com a
palavra "patinha", que ora é o membro inferior do animal
("seguida de dez patinhas" - 2ª estrofe) e ora é o diminutivo
feminino de pato ("e cada patinha tem" - 3ª estrofe).
2ª etapa
Nessa etapa, o objetivo é levar o aluno a perceber, com clareza, como a
rima e os jogos de palavras contribuem para a construção do sentido com base no
ritmo que impõem à música.
Distribuir a cópia da letra da música "O Pato". Antes de
colocá-la para tocar, pergunte quem já a conhece e permita que eles leiam a
letra da música. Após a audição, divida os alunos em dois grupos para que façam
uma leitura - isso vai deixar claro para eles a marcação rítmica.
Discuta o comportamento do pato e as suas consequências. Logo após,
pergunte à turma: será que o ritmo do poema tem algo a ver com o pato e com o
seu fim? Peça aos alunos que destaquem as rimas da primeira estrofe. Pergunte
que efeito essa rima imprime na primeira estrofe (eles devem concluir que as
palavras reproduzem o ritmo do andar do pato).
Em seguida, peça aos alunos que marquem, com lápis de cor, as demais
rimas do poema. Coloque a música mais uma vez e peça aos alunos que percebem
como Vinícius de Moraes (1913-1980) muda o tom e o ritmo da voz para indicar a
sequência de erros do pato (a causa) e seu final na panela (a consequência).
Eles devem concluir que as rimas construíram um ritmo que mostra o andar do
pato e sua sequência de erros. Faça um registro da conclusão no quadro.
3ª etapa
Exponha no quadro a letra da música "A Casa". Explique aos
alunos que a atividade consiste em desconstruir as rimas. Cante a música com os
alunos, peça que eles destaquem as rimas e abra uma breve discussão sobre os
sentidos possíveis do poema: é uma casa real? Seria um poema para adultos ou
para crianças? Peça para eles justificarem a escolha com base nas palavras
usadas pelo autor.
Após essa discussão, comece a reescrita do poema, retirando as rimas (por
exemplo, substituindo "nada" por "parede": era uma casa
muito engraçada - não tinha teto, não tinha parede). Feita toda a reescrita,
peça que os alunos cantem novamente e pergunte-lhes qual o impacto da troca das
palavras na sonoridade.
4ª etapa
Nessa fase, o objetivo é colocar o aluno em uma situação concreta de
produção e de intepretação da rima. Exponha no quadro a letra da música "A
Casa". Explique para os alunos que será feita, coletivamente, uma versão
para a música com outro objeto, por exemplo, uma faca. Esclareça que devem
manter o ritmo e as rimas da música original. Assim, caso a versão seja "A
Faca", o início ficará como no exemplo abaixo:
A Faca
A Faca
Era uma faca
Sempre amolada
Cortava tudo
Ficava nada
Essa atividade é um bom momento para trabalhar a consciência rítmica e a escolha lexical para a construção da rima. A questão é mostrar ao aluno que não é só rimar, mas selecionar palavras que se harmonizem em som e sentido à proposta do poema. Terminada a versão, divida a turma em duplas e peça que façam outra versão da mesma música, mas com outro objeto. Em seguida, peça para cada dupla cantar ou declamar.
Sempre amolada
Cortava tudo
Ficava nada
Essa atividade é um bom momento para trabalhar a consciência rítmica e a escolha lexical para a construção da rima. A questão é mostrar ao aluno que não é só rimar, mas selecionar palavras que se harmonizem em som e sentido à proposta do poema. Terminada a versão, divida a turma em duplas e peça que façam outra versão da mesma música, mas com outro objeto. Em seguida, peça para cada dupla cantar ou declamar.
Avaliação
Distribuir entre os alunos os poemas "O Mosquito" e "As
Abelhinhas" e pedir que façam uma análise levanto em consideração os
efeitos gerados pelas rimas e pela escolha das palavras, com vista se obter do
aluno diferentes interpretações do mesmo.
- Relacionar o ritmo imposto pelas rimas aos sentidos do poema;
- Explicar com trechos do poema - os efeitos gerados pelas rimas;
- Identificar expressões e jogo de palavras que contribuam para a construção dos sentidos do poema.
- Relacionar o ritmo imposto pelas rimas aos sentidos do poema;
- Explicar com trechos do poema - os efeitos gerados pelas rimas;
- Identificar expressões e jogo de palavras que contribuam para a construção dos sentidos do poema.
Aluno: Gilfredo Silva
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