segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Atividade: Debate e Produção de Texto



As atividades diversificadas no ensino de língua portuguesa são muito importantes para que os alunos participem do processo dialógico no qual toda relação ensino/aprendizado deve estar fundamentada. Contudo, é preciso avaliar com antecedência sua aplicabilidade e pertinência ao conteúdo, pois jogos e brincadeiras não devem ser feitos sem antes ponderarmos sobre sua eficácia e seus resultados efetivos. Lembre-se: as atividades lúdicas devem ser contextualizadas e, assim como o ensino tradicional, requerem reflexão e método.

Desenvolvimento da atividade
 O professor escolhe uma letra de música, (pode ser a critério do professor ou do aluno).

Só Hoje – Jota Quest
 
Hoje eu preciso te encontrar de qualquer jeito
Nem que seja só pra te levar pra casa
Depois de um dia normal
Olhar teus olhos de promessas fáceis
E te beijar a boca de um jeito que te faça rir

Hoje eu preciso te abraçar
Sentir teu cheiro de roupa limpa
Pra esquecer os meus anseios e dormir em paz

Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua
Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria
Em estar vivo

Hoje eu preciso tomar um café, ouvindo você suspirar
Me dizendo que eu sou causador da tua insônia
Que eu faço tudo errado sempre

Hoje preciso de você
Com qualquer humor, com qualquer sorriso
Hoje só tua presença
Vai me deixar feliz
Só hoje



  •  Fazer a leitura da letra em voz alta.
  •   Perguntar à turma quem sabe e pode cantar.
  •   Criar um debate sobre a letra da música.  
  •   Fazer, em grupos, com que os alunos pensem em uma frase que consiga resumir, sintetizar, o que está escrito na música, ou que remeta a idéia principal.    
  • Solicitar aos alunos que escrevam através de um acróstico, um poema, utilizando a frase criada. O professor orienta o trabalho no momento em que estiver sendo confeccionado, exemplificando e dando sugestões. 
  •  Por fim, todos poderão cantar, e em seguida ler seus poemas, dando a oportunidade ao professor de avaliar, dentre outras habilidades, criatividade, descontração, possíveis dificuldades em resumir, sintetizar e desenvolver ideias. 
  •  Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para formar um coral e expor as atividades de forma criativa.
Autora: Jucimaria dos Santos Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário