Sequência Didática do Gênero
Notícia para o Ensino Fundamental II
Objetivo:
Levar o aluno compreender o que é um gênero textual de notícia,
promovendo
a aprendizagem e a diversão durante o processo didático.
Conteúdos:
Áreas de conhecimentos:
Linguagem oral e escrita: Escrita, leitura e interpretação de texto.
Natureza e sociedade: Conhecimento sobre outras culturas, e lugares
através da notícia.
Ano: 6º
Tempo estimado :
03 aulas
Material necessário :Revistas, jornais, copias entregue em sala.
Desenvolvimento
1ª Etapa:
v Conversar com os alunos sobre o gênero notícia,
para sondar os conhecimentos que as crianças têm sobre o gênero.
v Explicar para os alunos o que é notícia, para que
serve, onde ela circula.
2ª Etapa:
v Conversar com as crianças sobre os meios de
comunicação onde as notícias circulam.
v Entregar para cada criança uma cruzadinha com os
meios de comunicação, e após conferir tudo o que os alunos fizeram e realizar a
correção com eles na lousa.
3ª Etapa:
v Formar duplas e distribuir copias de uma notícia
simples com um assunto que os alunos conheçam, como a dengue, falta de
água, etc. E pedir que leiam o texto.
v Com base na notícia passada pedir que ainda em
dupla eles escrevam sua própria notícia (uma notícia por dupla).
v Promover uma leitura de cada texto, e discutir se
os mesmos são considerados notícia ou não, esclarecer dúvidas, e corrigir os
textos com a sala.
4ª Etapa:
v Em sala novamente, propor que os alunos apresentem
sua notícia com suas duplas, em forma de telejornal. (Confeccionar os
materiais, providenciando uma bancada de mesas com tv para telejornal.)
Avaliação
v Avaliação a partir da notícia elaborada em dupla e
pelo desempenho na apresentação da mesma.
v Contínua, durante todo o processo didático.
v Avaliar a participação do aluno durante o projeto.
v Será observado o desempenho no exercício proposto,
se compreenderam o conceito de gênero de notícia e se sabem identificar este
gênero em meio ao outros tantos gêneros que existem.
Aluna: Jucelia Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário