terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Sequência Didática do Gênero Notícia



Sequência Didática do Gênero Notícia para o Ensino Fundamental II

Objetivo: Levar o aluno compreender o que é um gênero textual de notícia,
promovendo a aprendizagem e a diversão durante o processo didático.
  
Conteúdos: 
 Áreas de conhecimentos: 
Linguagem oral e escrita: Escrita, leitura e interpretação de texto. 
Natureza e sociedade: Conhecimento sobre outras culturas, e lugares através da notícia.

Ano: 6º
Tempo estimado : 03 aulas
Material necessário :Revistas, jornais, copias entregue em sala.

Desenvolvimento 

1ª Etapa: 
v  Conversar com os alunos sobre o gênero notícia, para sondar os conhecimentos que as crianças têm sobre o gênero.
v  Explicar para os alunos o que é notícia, para que serve, onde ela circula.

2ª Etapa:
v  Conversar com as crianças sobre os meios de comunicação onde as notícias circulam.
v  Entregar para cada criança uma cruzadinha com os meios de comunicação, e após conferir tudo o que os alunos fizeram e realizar a correção com eles na lousa.

3ª Etapa:
v  Formar duplas e distribuir copias de uma notícia simples com um assunto que os alunos conheçam,  como a dengue, falta de água, etc. E pedir que leiam o texto.
v  Com base na notícia passada pedir que ainda em dupla eles escrevam sua própria notícia (uma notícia por dupla).  
v  Promover uma leitura de cada texto, e discutir se os mesmos são considerados notícia ou não, esclarecer dúvidas, e corrigir os textos com a sala.

4ª Etapa:
v  Em sala novamente, propor que os alunos apresentem sua notícia com suas duplas, em forma de telejornal. (Confeccionar os materiais, providenciando uma bancada de mesas com tv para telejornal.)


Avaliação 
v  Avaliação a partir da notícia elaborada em dupla e pelo desempenho na apresentação da mesma.
v  Contínua, durante todo o processo didático.
v  Avaliar a participação do aluno durante o projeto.
v  Será observado o desempenho no exercício proposto, se compreenderam o conceito de gênero de notícia e se sabem identificar este gênero em meio ao outros tantos gêneros que existem.

Aluna: Jucelia Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário