terça-feira, 6 de dezembro de 2016

O lúdico em sala de aula



Trabalhar com o lúdico em sala de aula estimula o interesse e a criatividade dos alunos. Dentre as alternativas pedagógicas no Whatsapp pode se utilizar a prática ortográfica, conforme Dieb e Avelino (2009, p. 269), “para os adolescentes, o uso da escrita abreviada na Internet facilita muito a comunicação devido à economia de tempo”. Apesar de alguns trabalhos comprovarem a não interferência do uso de gêneros que não admitem esse uso e de sabermos que a escola precisa capacitar seus alunos para as mais diversas atividades com a linguagem a fim de que eles possam comunicar-se adequadamente em cada situação, percebemos que os professores ainda têm restrições quanto ao planejamento de atividades de leitura e escrita cujos gêneros demandem essa forma de linguagem.
Esse link mostra o whatsapp como ferramenta pedagógica.
http://blogdoarmindo.com.br/2014/12/5-dicas-para-usar-o-whatsapp-como-ferramenta-educacional-em-sala-de-aula-ou-fora-dela/

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
O whatsapp como ferramenta de ensino e aprendizagem da língua portuguesa.
Conteúdo: Gênero Textual e produção de Texto
Público Alvo: Alunos de 9º Ano
Whatsapp é um software para smartphones utilizado para troca de mensagens de texto instantaneamente, além de vídeos, fotos e áudios através de uma conexão a internet.
Objetivo Geral:
• Trabalhar pedagogicamente o uso dos aparelhos celular trazidos pelos alunos à sala de aula, tornando aula muito mais produtiva, e atrativa.
• Fazer com que o aluno busque o aprendizado de forma interativa. - incentivar que o aluno use seu aparelho como ferramenta para pesquisas, atividades e jogos educativos.
Objetivo específico:
·         Desenvolver a hábito de leitura e produção textual.
·         Estimular a leitura de textos que circula no cotidiano
·         Aprimorar escrita padrão;
Material Necessário:
·         smartphone conectado a internet.
Como trabalhar?
1º Módulo
·         Criar o grupo de Whatsapp.
·         Dividir a sala em grupo, certificar que todo grupo tem acesso ao aplicativo.
·         Enviar textos de gênero textual diversificado. (e-mail, propaganda, carta, noticia, manual de instrução, bula...).
·         Pedir que os alunos escola o gênero que mais se identificou.
·         Fazer a leitura dos gêneros escolhido e identificar característica e função social.
2º Módulo:
·         Pedir que faça uma produção textual do gênero escolhido.
·         Fazer leitura na sala
·         Recolher os textos para as correções ortográficas e de coerência e coesão.
·         Verificar se a produção é compatível ao gênero escolhido.
3º. Módulo:
·         Postar a produção no grupo de Whatsap.
·         Os alunos deverá comentar o trabalho dos grupos.

Aluna: Edileide Carneiro da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário