Trabalhar com o lúdico em sala de aula
estimula o interesse e a criatividade dos alunos. Dentre as alternativas
pedagógicas no Whatsapp pode se utilizar a prática ortográfica, conforme Dieb e
Avelino (2009, p. 269), “para os adolescentes, o uso da escrita abreviada na
Internet facilita muito a comunicação devido à economia de tempo”. Apesar de
alguns trabalhos comprovarem a não interferência do uso de gêneros
que não admitem esse uso e de sabermos que a escola precisa capacitar seus
alunos para as mais diversas atividades com a linguagem a fim de que eles
possam comunicar-se adequadamente em cada situação, percebemos que os
professores ainda têm restrições quanto ao planejamento de atividades de
leitura e escrita cujos gêneros demandem essa forma de linguagem.
Esse link mostra o
whatsapp como ferramenta pedagógica.
http://blogdoarmindo.com.br/2014/12/5-dicas-para-usar-o-whatsapp-como-ferramenta-educacional-em-sala-de-aula-ou-fora-dela/
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
O whatsapp como ferramenta
de ensino e aprendizagem da língua portuguesa.
Conteúdo: Gênero Textual e produção de Texto
Público Alvo: Alunos de 9º Ano
Whatsapp
é um software para smartphones utilizado para troca de mensagens de texto
instantaneamente, além de vídeos, fotos e áudios através de uma conexão a
internet.
Objetivo Geral:
•
Trabalhar pedagogicamente o uso dos aparelhos celular trazidos pelos alunos à
sala de aula, tornando aula muito mais produtiva, e atrativa.
•
Fazer com que o aluno busque o aprendizado de forma interativa. - incentivar
que o aluno use seu aparelho como ferramenta para pesquisas, atividades e jogos
educativos.
Objetivo específico:
·
Desenvolver
a hábito de leitura e produção textual.
·
Estimular
a leitura de textos que circula no cotidiano
·
Aprimorar
escrita padrão;
Material Necessário:
·
smartphone
conectado a internet.
Como trabalhar?
1º Módulo
·
Criar
o grupo de Whatsapp.
·
Dividir
a sala em grupo, certificar que todo grupo tem acesso ao aplicativo.
·
Enviar
textos de gênero textual diversificado. (e-mail, propaganda, carta, noticia,
manual de instrução, bula...).
·
Pedir
que os alunos escola o gênero que mais se identificou.
·
Fazer
a leitura dos gêneros escolhido e identificar característica e função social.
2º Módulo:
·
Pedir
que faça uma produção textual do gênero escolhido.
·
Fazer
leitura na sala
·
Recolher
os textos para as correções ortográficas e de coerência e coesão.
·
Verificar
se a produção é compatível ao gênero escolhido.
3º. Módulo:
·
Postar
a produção no grupo de Whatsap.
·
Os
alunos deverá comentar o trabalho dos grupos.
Aluna:
Edileide Carneiro da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário