Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Leitura e produção de textos
Tipo: Metodologias
Assunto: Leitura e produção de textos
Tipo: Metodologias
Objetivos
Possibilitar que os amantes do gênero
cordel possam trocar, declamar, comentar; ler e ouvir textos dos repentistas;
produzir folhetos de cordel.
Execução
§ Exponha, num varal, vários folhetos de cordel, e
convide os participantes para manusear o material. Se houver, na comunidade,
algum repentista, convide-o para uma conversa com o grupo.
§ Peça aos participantes que escolham um folheto e
promova a leitura coletiva do mesmo: alguém será o narrador e outros assumirão
o lugar dos personagens.
§ Organize uma discussão sobre a história lida. Que
valores são defendidos? O que é criticado? Por quê?
§ Proponha aos participantes que se dividam em grupos
e criem uma história sobre um tema que esteja provocando debate no momento.
Lembre as pessoas que, segundo a tradição, o assunto escolhido deve se encaixar
numa das formas de cordel: Conselhos, Profecias, Gracejo, Acontecidos,
Carestia, Exemplos, Fenômenos, Pelejas, Bravuras e Valentia, Safadeza,
Política, Propaganda.
§ Depois, com a ajuda dos que têm mais facilidade
para construir versos e rimas ao estilo de cordel, os grupos transformarão suas
histórias em folhetos.
§ Se houver quem saiba fazer xilogravura, proponha
que os folhetos sejam ilustrados utilizando essa técnica, como nos cordéis
tradicionais.
§ Organize com o grupo uma festa para apresentação e
leitura dos folhetos, com participação da comunidade.
Fonte:
A Arte é de Todos: Artes da Palavra, publicação elaborada pelo CENPEC.
A Arte é de Todos: Artes da Palavra, publicação elaborada pelo CENPEC.
Enviado
por Mércia Taíse de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário