terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Adequação linguística e Produção textual



Atividades indicadas para o 2º segmento do Ensino Fundamental

Gênero textual: Tirinha e Romance
1. Observe a tira e, depois, responda ao que se pede:



a) De acordo com a norma padrão, que aprendemos na escola, como deveríamos escrever as palavras e expressões “pru que, ocê, tomá, faz mar”? ................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Por que o autor da tirinha escreveu dessa forma tais palavras?....................................................................................................................... 
2. No Brasil, são muitos os costumes antigos que são passados de pais para filhos, tais como a superstição que afirma que tomar leite e, em seguida, chupar manga faz mal. Escreva um texto narrativo, na primeira pessoa, em que apareçam algumas superstições que você conhece. Em seu texto deverão aparecer todos os personagens abaixo:
Dona Firmina (avó centenária muito sábia)
Setembrino (adolescente rebelde que detesta o nome que herdou do avô)
Clodoaldo (vizinho mexeriqueiro que se mete na vida de todo mundo)
Alice (adorável filha de Clodoaldo).
Obs.: O narrador deverá obrigatoriamente ser um desses personagens.

Produção de Texto - ROMANCE

Objetivo: Realizar uma produção textual, oferecendo um momento de descontração e, ao mesmo tempo, trabalhar a criatividade dos participantes.

Material necessário: lápis e papel para cada um e a lista de perguntas para o coordenador da dinâmica.

Descrição da dinâmica:
Cada participante receberá uma folha de papel e lápis. A todos se pedirá que escrevam, em ordem, o seguinte (é bom que se escreva o número de cada pergunta):

1. Um nome
2. Um lugar distante
3. Uma idéia
4. Um espaço determinado de tempo
5. Um desejo
6. Um número
7. Sim ou não?
8. Uma cor qualquer
9. Uma medida
10. Um hábito
11. Uma certa soma de dinheiro
12. Uma atitude
13. Uma canção
14. Nome de uma cidade

Assim que todos tiverem terminado esta parte, o líder começará a fazer as seguintes perguntas a cada participante. À pergunta 1ª, vai equivaler o que estiver escrito na primeira linha da parte anterior do exercício. Perguntas:

1. Qual é o nome do seu noivo (a)?
2. Onde se encontraram pela primeira vez?
3. Que idade ele (a) tem?
4. Quanto tempo namoraram?
5. Quais são os seus propósitos?
6. Quantas declarações de amor você recebeu?
7. É pretensioso (a), é convencido (a)?
8. Qual a cor dos seus olhos?
9. Que número de sapato calça?
10. Qual é seu pior defeito
11. Quanto dinheiro tem para gastar com ele(a)?
12. Qual é a sua maior virtude?
13. Que canção gostaria de escutar no seu casamento?
14. Onde vocês vão passar a lua de mel?
 
Ao dizer as respostas, risos tomarão conta da turma.
Esta lista pode ser aumentada ou modificada, dependendo do tipo de participantes.
Após  lerem as respostas, os alunos deverão produzir um texto utilizando as respostas dadas às perguntas acima.

DISCENTE: Vanderleia de Jesus Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário