Atividades indicadas para o 2º
segmento do Ensino Fundamental
Gênero textual: Tirinha e
Romance
1. Observe a tira e, depois, responda ao que se pede:
a)
De acordo com a norma padrão, que aprendemos na escola, como deveríamos
escrever as palavras e expressões “pru que, ocê, tomá, faz mar”?
................................................................................................................................................................................................................................................................................
b)
Por que o autor da tirinha escreveu dessa forma tais
palavras?.......................................................................................................................
2. No Brasil, são muitos
os costumes antigos que são passados de pais para filhos, tais como a
superstição que afirma que tomar leite e, em seguida, chupar manga faz mal.
Escreva um texto narrativo, na primeira pessoa, em que apareçam algumas
superstições que você conhece. Em seu texto deverão aparecer todos os
personagens abaixo:
Dona Firmina (avó centenária
muito sábia)
Setembrino (adolescente
rebelde que detesta o nome que herdou do avô)
Clodoaldo (vizinho
mexeriqueiro que se mete na vida de todo mundo)
Alice (adorável filha de
Clodoaldo).
Obs.:
O narrador deverá obrigatoriamente ser um desses personagens.
Produção de
Texto - ROMANCE
Objetivo: Realizar uma produção textual, oferecendo um momento de descontração e, ao mesmo tempo, trabalhar a criatividade dos participantes.
Material necessário: lápis e papel para cada um e a lista de perguntas para o coordenador da dinâmica.
Descrição da dinâmica:
Cada participante receberá uma
folha de papel e lápis. A todos se pedirá que escrevam, em ordem, o seguinte (é
bom que se escreva o número de cada pergunta):
1. Um nome
2. Um lugar distante
3. Uma idéia
4. Um espaço determinado de tempo
5. Um desejo
6. Um número
7. Sim ou não?
8. Uma cor qualquer
9. Uma medida
10. Um hábito
11. Uma certa soma de dinheiro
12. Uma atitude
13. Uma canção
14. Nome de uma cidade
Assim que todos tiverem terminado esta parte, o líder começará a fazer as seguintes perguntas a cada participante. À pergunta 1ª, vai equivaler o que estiver escrito na primeira linha da parte anterior do exercício. Perguntas:
1. Qual é o nome do seu noivo (a)?
2. Onde se encontraram pela primeira vez?
3. Que idade ele (a) tem?
4. Quanto tempo namoraram?
5. Quais são os seus propósitos?
6. Quantas declarações de amor você recebeu?
7. É pretensioso (a), é convencido (a)?
8. Qual a cor dos seus olhos?
9. Que número de sapato calça?
10. Qual é seu pior defeito
11. Quanto dinheiro tem para gastar com ele(a)?
12. Qual é a sua maior virtude?
13. Que canção gostaria de escutar no seu casamento?
14. Onde vocês vão passar a lua de mel?
Ao dizer as respostas, risos
tomarão conta da turma.
Esta lista pode ser aumentada ou modificada, dependendo do tipo de participantes.
Esta lista pode ser aumentada ou modificada, dependendo do tipo de participantes.
Após lerem as
respostas, os alunos deverão produzir um texto utilizando as
respostas dadas às perguntas acima.
DISCENTE: Vanderleia de Jesus
Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário