Conteúdo:
Oralidade,
leitura e escrita
Interpretação
oral e escrita
Leitura
silenciosa, individual e coletiva
Produção
textual
Biografia do
cantor e compositor
Identificação
do padrão silábico da letra B
Composição
tridimensional: dobradura
Metamorfose
Objetivos:
- Conhecer o
poema: As borboletas
- Ler
silenciosamente, coletivamente e individualmente o poema
- Procurar
no poema a palavra borboleta
- Produzir
textos (lista de cores)
-
Confeccionar a dobradura da borboleta
- Favorecer
a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura
autônoma
Desenvolvimento:
Ativação de
conhecimentos prévios:
Vocês tem
visto borboleta?
O que vocês
sabem sobre as borboletas?
Como ela é?
O que ela
come?
E a cor?
Tamanho? Grande ou pequena?
Leitura e
exploração do texto:
Escrever o
poema em um cartaz
Mostrar o
poema para os alunos
Deixar que
os alunos explorem o texto, verificando se existe nele, letra ou palavra que já
conhecem.
Ler a música
para os alunos apontando com uma régua.
Incentivá-los
a ler coletivamente e individualmente.
AS BORBOLETAS
BRANCAS
AZUIS
AMARELAS
E
PRETAS
BRINCAM
NA LUZ
AS
BELAS
BORBOLETAS.
BORBOLETAS
BRANCAS
SÃO
ALEGRES E FRANCAS.
BORBOLETAS
AZUIS
GOSTAM MUITO
DE LUZ.
AS
AMARELINHAS
SÃO TÃO
BONITINHAS!
E AS
PRETAS, ENTÃO...
OH, QUE
ESCURIDÃO!
VINICIUS DE MORAES
|
Procure e circule no poema a
palavra BORBOLETA:
Dobradura de borboleta.
sugestão de enunciado:
A
PROFESSORA LEU O POEMA “AS BORBOLETAS” DE VINÍCIUS DE MORAES.
QUE CONTA SOBRE AS BORBOLETAS BRANCAS, AZUIS, AMARELAS E
PRETAS. EM SEGUIDA TODOS OS ALUNOS LERAM TAMBÉM. AGORA VOU
APRENDER A FAZER A DOBRADURA DA BORBOLETA E ENFEITAR O CARTAZ:
|
Entregar para os alunos fichas
fatiadas do poema e os convidar a localizar o texto de cada tira no poema,
ordenando-as:
BORBOLETAS BRANCAS SÃO ALEGRES E FRANCAS.
|
BORBOLETAS AZUIS GOSTAM MUITO DE LUZ.
|
AS AMARELINHAS SÃO TÃO BONITINHAS!
|
Discente: Nailda Bastos
da Silva
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário