terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Plano de trabalho - "As borboletas" Vinícius de Moraes



Conteúdo:
Oralidade, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Leitura silenciosa, individual e coletiva
Produção textual
Biografia do cantor e compositor
Identificação do padrão silábico da letra B
Composição tridimensional: dobradura
Metamorfose 

Objetivos:
- Conhecer o poema: As borboletas
- Ler silenciosamente, coletivamente e individualmente o poema
- Procurar no poema a palavra borboleta 
- Produzir textos (lista de cores)
- Confeccionar a dobradura da borboleta
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma 
Desenvolvimento:
Ativação de conhecimentos prévios:
Vocês tem visto borboleta?
O que vocês sabem sobre as borboletas?
Como ela é?
O que ela come?
E a cor? Tamanho? Grande ou pequena?

Leitura e exploração do texto:
Escrever o poema em um cartaz
Mostrar o poema para os alunos
Deixar que os alunos explorem o texto, verificando se existe nele, letra ou palavra que já conhecem.
Ler a música para os alunos apontando com uma régua.
Incentivá-los a ler coletivamente e individualmente.


AS BORBOLETAS

BRANCAS
AZUIS
AMARELAS
E PRETAS
BRINCAM
NA LUZ
AS BELAS
BORBOLETAS.

BORBOLETAS BRANCAS
SÃO ALEGRES E FRANCAS.

BORBOLETAS AZUIS
GOSTAM MUITO DE LUZ.

AS AMARELINHAS
SÃO TÃO BONITINHAS!

E AS PRETAS, ENTÃO...
OH, QUE ESCURIDÃO!

VINICIUS DE MORAES
 
Procure e circule no poema a palavra BORBOLETA:

Dobradura de borboleta.


sugestão de enunciado:

A PROFESSORA LEU O POEMA “AS BORBOLETAS” DE VINÍCIUS DE MORAES.  QUE CONTA SOBRE AS BORBOLETAS BRANCASAZUISAMARELAS E PRETAS.  EM SEGUIDA TODOS OS ALUNOS LERAM TAMBÉM. AGORA VOU APRENDER A FAZER A DOBRADURA DA BORBOLETA E ENFEITAR O CARTAZ:

Entregar para os alunos fichas fatiadas do poema e os convidar a localizar o texto de cada tira no poema, ordenando-as:


BORBOLETAS BRANCAS SÃO ALEGRES E FRANCAS.


BORBOLETAS AZUIS GOSTAM MUITO DE LUZ.


AS AMARELINHAS SÃO TÃO BONITINHAS!


E AS PRETAS, ENTÃO... OH, QUE ESCURIDÃO!

Discente: Nailda Bastos  da Silva

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