terça-feira, 6 de dezembro de 2016

ATIVIDADE - PLANTANDO UMA HORTA



Disciplina: Língua Portuguesa
Público-alvo: Alunos do 8° ano do ensino fundamental II

Objetivos:
Uma placa na horta Perceber que a interação comunicativa independe do conhecimento da língua padrão. Compreender que todo falante da mesma comunidade linguística possui a gramática internalizada. Identificar possibilidades de significação decorrentes do contexto e da escolha das estruturas linguísticas.

      1- Conte o que você vê nessa imagem.

      2- Você teve dificuldade em entender o texto da placa? Por quê?

     3- O texto da placa não pertence à norma culta. Transcreva-o usando essa norma. Se precisar tirar duvidas sobre a grafia das palavras, consulte o dicionário.

      4- Se o texto não pertence à norma culta, é correto dizer que a pessoa que o escreveu não conhece gramatica? Justifique sua resposta.

     5- Observe os detalhes da placa. O que é possível concluir sobre o lugar onde está a horta? E sobre os proprietários dela?

6- Imagine que você seja proprietário dessa horta. Crie no espaço a seguir um cartaz para anunciar as hortaliças.






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Insistimos na necessidade de que o aluno perceba que não existe apenas uma gramática da língua portuguesa, ou seja, a gramática normativa, ainda hoje bastante ensinada nas aulas de Português. Há duas outras gramáticas, a internalizada e a descritiva, que devem ser consideradas no ensino da língua materna. Discuta com os alunos questões referentes à gramática internalizada. A observação da imagem no material do aluno auxilia a percepção e compreensão desse assunto.
Oriente o aluno a observar a imagem: cor, linhas, objetos representados, detalhes, etc. É possível que alguns estranhem os problemas de ortografia do texto; assim, inicie a exploração do texto pedindo a um aluno que leia e, aos demais, que observem como a pronúncia facilita o entendimento. Comente sobre a eficácia da interação comunicativa, que acontece mesmo que um dos interlocutores não domine a língua padrão. Nesse momento, refira-se novamente ao papel da gramática internalizada: quem escreveu a placa desconhecia regras de ortografia, mas se fazia entender, caso contrário não teríamos compreendido a informação nela apresentada. Não deixe, contudo, de chamar a atenção para a importância do conhecimento progressivo da língua e o papel da leitura e produção de textos nesse trabalho.
Sugestão: os alunos poderão pesquisar, na cidade em que moram, placas e anúncios de produtos e serviços e fazer uma coleção de textos para exame e discussão de significados, estruturas linguísticas inadequadas e reescrita dos textos utilizando o padrão culto.

Aluna: Flavia Clemente Mota

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