Disciplina:
Língua Portuguesa
Público-alvo:
Alunos do 8° ano do ensino fundamental II
Objetivos:
Uma placa na horta Perceber
que a interação comunicativa independe do conhecimento da língua padrão.
Compreender que todo falante da mesma comunidade linguística possui a gramática
internalizada. Identificar possibilidades de significação decorrentes do
contexto e da escolha das estruturas linguísticas.
1- Conte o que você vê nessa imagem.
2- Você teve dificuldade em entender o texto da
placa? Por quê?
3- O texto da placa não pertence à norma culta.
Transcreva-o usando essa norma. Se precisar tirar duvidas sobre a grafia das
palavras, consulte o dicionário.
4- Se o texto não pertence à norma culta, é
correto dizer que a pessoa que o escreveu não conhece gramatica? Justifique sua
resposta.
5- Observe os detalhes da placa. O que é possível
concluir sobre o lugar onde está a horta? E sobre os proprietários dela?
6- Imagine que você seja proprietário dessa horta. Crie no
espaço a seguir um cartaz para anunciar as hortaliças.
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Insistimos na necessidade de
que o aluno perceba que não existe apenas uma gramática da língua portuguesa,
ou seja, a gramática normativa, ainda hoje bastante ensinada nas aulas de
Português. Há duas outras gramáticas, a internalizada e a descritiva, que devem
ser consideradas no ensino da língua materna. Discuta com os alunos questões
referentes à gramática internalizada. A observação da imagem no material do
aluno auxilia a percepção e compreensão desse assunto.
Oriente o aluno a observar a
imagem: cor, linhas, objetos representados, detalhes, etc. É possível que
alguns estranhem os problemas de ortografia do texto; assim, inicie a
exploração do texto pedindo a um aluno que leia e, aos demais, que observem
como a pronúncia facilita o entendimento. Comente sobre a eficácia da interação
comunicativa, que acontece mesmo que um dos interlocutores não domine a língua
padrão. Nesse momento, refira-se novamente ao papel da gramática internalizada:
quem escreveu a placa desconhecia regras de ortografia, mas se fazia entender,
caso contrário não teríamos compreendido a informação nela apresentada. Não
deixe, contudo, de chamar a atenção para a importância do conhecimento
progressivo da língua e o papel da leitura e produção de textos nesse trabalho.
Sugestão: os alunos poderão
pesquisar, na cidade em que moram, placas e anúncios de produtos e serviços e
fazer uma coleção de textos para exame e discussão de significados, estruturas
linguísticas inadequadas e reescrita dos textos utilizando o padrão culto.
Aluna: Flavia
Clemente Mota
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