Estratégia de ensino
Com uma divertida sugestão de aula de língua portuguesa, os alunos
poderão entender melhor os mecanismos de coerência e coesão necessários para a
construção textual.
Professor, trabalhar com atividades diversificadas é um
instrumento muito importante para o ensino da língua portuguesa, mesmo porque é
preciso, ainda que eventualmente, sair da mesmice das aulas programadas no
quadro negro e no livro didático. Para ajudar na implantação de atividades
lúdicas e extremamente enriquecedoras para o aprendizado de seus alunos,
elaboramos uma sugestão de aula de língua portuguesa que fará toda a diferença
na abordagem das técnicas de redação.
Escrever uma redação pode ser uma grande dor de cabeça para a
maioria dos alunos. Mas quando o professor compreende a origem de alguns tabus
que atingem o processo de escrita, fica mais fácil ensinar e, consequentemente,
aprender. Boa parte dos alunos não compreende a importância da coerência e da
coesão na construção de um texto. Dessa forma, escrever um parágrafo que faça
sentido transforma-se em uma missão quase impossível. Para ajudar a turma a
entender os mecanismos textuais, entre eles os usos corretos dos elementos
conectivos e das ferramentas que garantem inteligibilidade ao texto propõem uma
aula sobre recorte de textos.
A ideia é simples, a execução também. Se você gosta de alunos
enfileirados e silenciosos, não aplique a proposta, pois a intenção é fazê-los
interagir com o conteúdo e com os colegas. Atenção às etapas do processo que,
preferencialmente, deverá ser desenvolvido em pelo menos duas aulas:
Tema: Recortando textos
Etapas da aula:
1. Para facilitar a execução da
proposta de aula de redação, divida os alunos em trios, pois assim eles poderão
trocar ideias com os demais colegas;
2. Distribua recortes de textos
de revistas ou jornais (trabalho que deverá ser feito previamente por você para
que o tempo seja aproveitado ao máximo) para os alunos;
3. Peça para cada trio analisar
os recortes que recebeu. Os alunos deverão estabelecer possíveis conexões entre
os textos e deles extrair um tema;
4. É hora de escrever. Peça que
os trios construam uma redação a partir de frases extraídas da coletânea de
textos. Esse exercício deverá ser feito no caderno;
5. Ressalte a importância da
correção ortográfica. Posteriormente, cada texto deverá sofrer uma revisão mais
minuciosa, contemplando assim seus aspectos estruturais;
6. Prepare-se para ouvir
construções engraçadas e absurdas: Peça que os trios façam a leitura dos textos
em voz alta para a turma, que será responsável por julgar se o texto é coerente
ou não.
A ideia principal da atividade é fazê-los perceber que, se não faz
sentido, não é coerente. Se não estabelece relações sintáticas com outros
elementos da redação ou se não faz uso adequado de conectivos, não é coeso.
Depois que os alunos perceberem os problemas relacionados à estruturação do
texto, sejam eles relativos à coerência ou à coesão, sugira algumas alterações
e solicite que a turma corrija os textos produzidos.
As atividades diversificadas no ensino de língua portuguesa são
muito importantes para que os alunos participem do processo dialógico no qual
toda relação ensino/aprendizado deve estar fundamentada. Contudo, é preciso avaliar
com antecedência sua aplicabilidade e pertinência ao conteúdo, pois jogos e
brincadeiras não devem ser feitos sem antes ponderarmos sobre sua eficácia e
seus resultados efetivos. Lembre-se: as atividades lúdicas devem ser
contextualizadas e, assim como o ensino tradicional, requerem reflexão e
método.
Por Luana Castro
Graduada em Letras
Postado por Lucineide de Andrade Moura.
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