MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO
A música apresenta um texto simples, conciso, com linguagem clara e aproximada
da realidade cotidiana das pessoas. Os recursos poéticos como ritmo, métrica,
rima, paralelismo reforçam a musicalidade facilitando internalização da
linguagem sonora e escrita.
Muitas vezes, o receptor (criança, adolescente ou adulto) é passivo, que dança,
canta, repete as músicas sem refletir que elas podem ser manipuladoras e
levá-lo a sofrer inegáveis influências na formação de seu caráter e
personalidade.
O professor pode e deve usufruir da música como um recurso de
ensino-aprendizagem que leva os alunos à sua interpretação, considerando que a
interpretação é um processo de construção de sentidos, de significação,
diferenciando do ato de decodificação, pois os sentidos não estão ligados
somente aos símbolos linguísticos, mas à vivência de sua realidade.
Portanto, o professor deve incitar reflexões e garantir intercâmbio de ideias,
tornando-se mediador das situações de conhecimentos adquiridos em contato com a
música.
01----TELEVISÃO ( Titãs )
A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas as coisas que penso me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda a noite quando eu deito é boa noite, querida
O cride fala pra mãe!
Que eu nunca li num livro
Que um espirro fosse um vírus sem cura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
O cride fala pra mãe!
A mãe diz pra eu fazer alguma coisa, mais eu não faço nada
A luz do sol me incomoda então deixo a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais
O cride fala pra mãe!
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez criatura!
O cride fala pra mãe!
A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas as coisas que penso me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda a noite quando eu deito é boa noite, querida
O cride fala pra mãe!
Que eu nunca li num livro
Que um espirro fosse um vírus sem cura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
O cride fala pra mãe!
A mãe diz pra eu fazer alguma coisa, mais eu não faço nada
A luz do sol me incomoda então deixo a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais
O cride fala pra mãe!
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez criatura!
O cride fala pra mãe!
ATIVIDADES
1) Você assiste televisão? Por quê?
2) Que programas você mais assiste?
3) Comente o primeiro verso da música:
“A televisão me deixou mais burro, muito burro demais.”
4) O compositor uso dois advérbios de intensidade para reforçar a idéia de que ficou burro. Quais são eles?
5) Você acredita que a televisão pode deixar alguém burro? Como? Por quê?
6) Como a televisão pode influenciar na vida das pessoas?
a) Beneficamente:
b) Maleficamente:
7) Explique o verso: “agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais”.
8) A televisão te impede fazer alguma coisa? Por quê?
9) O que você acha que deve ser feito para melhorar o nível cultural e informativo da televisão?
10) Porque o eu poético se sente dentro da jaula junto dos animais?
11) Faça uma lista de programação diária de uma emissora de televisão analise com seu grupo e apresente para a turma.
Grupo I – Globo
Grupo I – Globo
Grupo II – SBT
Grupo III – Record
Grupo IV – Cultura
Grupo V – Bandeirantes
Relacione em sequência de horário os programas de:
1. informação
2. entretenimento
3. propaganda / venda
4. religioso
12)Reúna com seus colegas e crie uma televisão de material reciclável. Crie a programação e apresente para turma.-
Grupo II – SBT
Grupo III – Record
Grupo IV – Cultura
Grupo V – Bandeirantes
Relacione em sequência de horário os programas de:
1. informação
2. entretenimento
3. propaganda / venda
4. religioso
12)Reúna com seus colegas e crie uma televisão de material reciclável. Crie a programação e apresente para turma.-
AUTORA: JUCINALVA MOREIRA DE JESUS
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