JOGO: EU AFIRMO
Organização
da classe
–
Os alunos deverão ser organizados em grupos de dois ou três
participantes.
Capacidades
a serem trabalhadas
–
Fazer revisão de conceitos gramaticais
–
Levar os alunos a desenvolver estratégias de busca e coordenação de variáveis
(classe gramatical, ortografia, tonicidade)
–
Fazer revisão das descobertas ortográficas realizadas ao longo do ano.
Material
–
Três marcadores
–
Um tabuleiro
–
Um quadro de palavras
–
Folha para anotar a pontuação
Desenvolvimento
–
Os participantes sorteiam entre si a ordem dos jogadores durante o jogo
–
Colocam seus marcadores no tabuleiro, no local da largada
–
O tabuleiro deve ficar disposto no centro
–
O primeiro jogador escolhe uma palavra do Quadro de Palavras e preenche a lacuna,
se preencher corretamente, ganha dois pontos. Se errar, não ganha os pontos,
mas participa do jogo com essa mesma palavra.
–
O mesmo jogador joga o dado e anda o número de casas sorteado, se o último
movimento desse jogador terminar em uma casa com uma afirmativa correta sobre a
palavra escolhida, ele ganha os pontos indicados naquela casa.
Ex.:
se a palavra for invisível,
e no dado saiu o número quatro, o jogador deve planejar seus movimentos de modo
que o quarto passo caia na casa “É adjetivo, ou na casa “É paroxítona”, ou na
casa “Varia em Número”, ou ainda “É polissílaba”, etc.
–
Quando o jogador consegue cair em uma afirmativa correta, ele ganha os pontos
indicados na casa e não pode mais voltar a ela com a mesma palavra.
–
Os pontos devem ser anotados em uma folha avulsa.
–
Ele passa a vez ao outro jogador, que vai proceder da mesma forma.
–
Quando um dos jogadores consegue chegar a três afirmativas corretas, a rodada
se encerra. Os participantes escolhem novas palavras, completam a lacuna, voltam
seus marcadores para a Largada
e inicia uma nova rodada.
–
Vence quem conseguir fazer mais pontos ao final de três rodadas.
Regras
–
O peão só pode se movimentar no sentido vertical ou horizontal, para frente ou
para trás. Não vale voltar o marcador para a casa de onde ele saiu nem andar na
diagonal.
–
Caso um dos jogadores pare em uma afirmativa incorreta sobre a palavra
escolhida, perderá 2 pontos.
–
Caso o numero do dado não permita que o jogador chegue a uma casa desejada, ele
poderá esperar “melhor sorte” em uma casa em branco (desde que o numero
sorteado permita), permanecendo nela até conseguir um número adequado. – Uma
mesma casa pode ser ocupada por mais de um jogador ao mesmo tempo.
–
As palavras escolhidas no quadro de palavras são eliminadas.
Aluna: Reinailda Pinheiro
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