quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

LEITURA CRÌTICA DE TEXTO JORNALÌSTICO



SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Objetivo:
Identificar recursos usados na construção de um ponto de vista em notícia.
Conteúdo:
Leitura crítica de texto da esfera jornalística (notícia).
Ano:
Tempo estimado:
02 aulas
Material necessário: 
Desenvolvimento:
1ª etapa: 

Para abordar a percepção do senso comum sobre a relação entre notícia e verdade, apresentar para a turma o vídeo que mostra a propaganda de um jornal, produzida no final dos anos 1980. Perguntar aos alunos o que ela sugere a respeito da divulgação de informação.
Instigar a turma a refletir sobre os procedimentos que eles próprios põem em prática quando precisam relatar episódios desagradáveis em que se envolveram e não podem (ou não querem) mentir a respeito deles. Ver se eles reconhecem como expedientes comuns nesses casos a escolha de palavras e omissão de detalhes, por exemplo.
 Propor a seguinte questão: mesmo que um episódio não envolva temas delicados, que precisem ser disfarçados, eles é contado da mesma forma por pessoas diferentes? Encaminhar a discussão de modo a indicar que a influência do ponto de vista é inevitável nos relatos, mas que há diferentes graus de subjetividade.

2ª etapa: 
Apresentar a notícia "Mais twitter, menos tradição", publicada no caderno Folhateen do jornal Folha de S. Paulo, e convidar os alunos a analisar como o ponto de vista se manifesta no caso desse texto. Primeiramente, certificar- se de que todos conhecem o caderno e seu público provável, pois a imagem que o enunciador tem do suposto leitor influencia as escolhas que são feitas.
Pedir que os estudantes leiam apenas os títulos e os olhos (frases em destaque) da notícia e que falem o que essa sequência de informações os leva a supor sobre o conteúdo da reportagem. Associe a leitura rápida que acabaram de fazer ao comportamento típico do leitor de jornal. Lembre de que a leitura convencional do jornal é mais apressada, diferente da que ocorre quando ele é lido na sala de aula. Solicite que expliquem o motivo da pressa.
Propor a seguinte reflexão: quem produz jornal tem consciência disso? Quem produz jornal pode criar títulos e frases em destaque com base nisso? As escolhas de títulos e frases em destaque, motivadas pela consciência dessa atitude do leitor, comprometeriam a imparcialidade da notícia? 
3ª etapa: 
Abordar as escolhas lexicais e a modalização do discurso. Apresente as questões abaixo para promover a discussão:
a)    Nos dois primeiros parágrafos do texto, que palavras associam o ritual a um sacrifício?

b) Compare estas frases: "Trata-se de um dos rituais de iniciação na vida adulta" e "Trata-se de apenas um dos dolorosos rituais de iniciação na vida adulta" (frase original). Que ponto de vista se cria com o uso das palavras destacadas? Ele é comprovado no texto? Por meio de quais dados?

c) Que ideia sobre o assunto esses recursos ajudam o leitor a criar?

d) A palavra "agora" (empregada no segundo parágrafo) refere-se a qual ação dos índios? Verifique se a turma aponta que o termo deixa implícita a noção de que "antes" isso não acontecia. Questione que circunstância da vida dos indígenas possibilitou essa mudança.

e) Que outras escolhas lexicais, ao longo do texto, dão pistas importantes sobre o ponto de vista assumido? Elas podem estar na fala dos entrevistados. 
4ª etapa: 
Passar à análise das pessoas ouvidas. Solicite aos alunos que identifiquem quem são e que digam se elas representam posições variadas dentro do assunto. Discuta com a turma: quando concederam entrevista, essas pessoas provavelmente falaram apenas o que está citado? Fale um pouco sobre a necessidade de se fazer recortes e sobre como isso influencia a visão que esses depoimentos geraram em quem lê. Para facilitar, desenhe na lousa um quadro como o que segue abaixo e complete com os dados levantados pela turma.

Entrevistado
Identidade
Ideia ressaltada no depoimento
Mutuá
Indígena, 13 anos

Kumaré Ikpeng
Líder indígena

Sofia Madeira
Antropóloga, doutoranda

Sofia Mendonça
Médica, antropóloga


Indagar sobre os verbos dicendi (admitir, argumentar e dizer) associados às falas e o caráter que eles dão ao que é citado. Auxilie a turma a concluir sobre o ponto de vista que se cria com esse uso. 
5ª etapa: 
Destacar o uso do conectivo porém, empregado três vezes no texto. Peça que os alunos relacionem as ideias que ele opõe em cada caso e oriente-os a indicar qual delas fica ressaltada. Se necessário, exemplifique com as frases: "Fulano é um bom jogador, mas é violento" e "Fulano é violento, mas é um bom jogador". 
6ª etapa: 
Reunir os elementos analisados: ideias ressaltadas nos títulos e frases em destaque na reportagem, escolhas lexicais, vozes presentes, ideias marcadas e avalie com a turma que ponto de vista transparece sobre a nova realidade dos jovens indígenas.
Perguntar sobre a visão pessoal que os estudantes têm sobre esse ponto de vista. Converse sobre como a presença de uma posição é inerente a todo texto e que o leitor pode, lendo fontes diversas, construir a sua.
 Reforçar que, para isso, ele precisa ler criticamente.
Avaliação:
Analisar as constatações dos alunos ao longo da discussão sobre essa notícia. Propor outras notícias para que eles realizem análises pessoais.
 Verificar se o trabalho dirigido a recursos específicos proporcionou estratégias de leitura aos estudantes.
Disponível em:

Aluna: Jeane dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário