PLANO DE AULA - CULTURA POPULAR –LÍNGUA PORTUGUESA
SEGUÊNCIA DIÁTICA:
Objetivos
• Ler e analisar a literatura de cordel como um gênero literário específico;
• Conhecer a origem e o processo histórico da literatura de cordel;
• Saber identificar uma literatura de cordel;
• Posicionar-se criticamente sobre a mensagem do texto, buscando elementos de apoio ou de contradição a um determinado ponto de vista;
• Produzir literatura de cordel, levando em conta as características do gênero.
Conteúdos:
• Literatura de Cordel;
• Cultura Popular;
• Leitura e Produção textual: cordel
Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental
Metodologia
I Momento (30 minutos)
• Leitura dramatizada pela professora do texto "A velha fofoqueira", de César Obeid.
• Após a leitura, a professora fará os seguintes questionamentos:
a. Vocês gostaram da história?
b. A linguagem apresentada no texto é de fácil entendimento?
c. O que vocês acharam de interessante no texto?
d. O que vocês perceberam quanto a organização do texto? Perceberam os versos? E as rimas?
e. Esse texto que acabamos de ler, é uma literatura de cordel e faz parte da cultura popular. O que vocês sabem sobre literatura de cordel? E sobre cultura popular?
II Momento (40 minutos)
Fazer uma tempestade de ideias com os alunos acerca do tema "Cultura popular e Literatura de Cordel":
• Solicitar que os alunos falem palavras a partir do tema sugerido (essa atividade será feita oralmente).
III Momento (30 minutos)
• Explicar o que é literatura de cordel;
• Informar sobre sua origem e formato;
• Falar do processo histórico como também da importância de se preservar a cultura popular.
INTERVALO (20 minutos)
IV Momento (40 minutos)
Apresentação do autor que será trabalhado:
• Fazer a leitura da Biografia do autor César Obeid.
V Momento (30 minutos)
Divisão dos grupos para leitura e análise de textos de cordel acerca de diferentes temas:
• Dividir a turma em grupos;
• Distribuir a cada grupo um dos textos do autor citado;
• Solicitar que os grupos leiam os textos para:
a. Familiarizarem-se com o gênero;
b. Identificar as suas características;
c. Identificar os assuntos tratados nos textos;
d. Comparar os textos e emitir uma opinião acerca dos conteúdos abordados.
• O grupo deverá registrar por escrito as observações realizadas e, em seguida, eleger um componente do grupo para socializar o trabalho;
• O professor deverá sistematizar o conhecimento adquirido.
VI Momento (50 minutos)
Prática da escrita:
• Agora, solicitar que os alunos se organizem em duplas para produzirem uma literatura de cordel;
• Eles poderão escolher uma das temáticas abaixo ou ficar livres para produzirem sobre o que desejarem;
• Sugestão de temas: Saúde e Orientação Sexual; Meio Ambiente; Vida na zona rural, etc.;
• Depois de produzidos, os textos deverão ser passados a limpo em forma de livrinho, ilustrados e assinados pelos autores;
• O material produzido será exposto num varal colocado na área da escola para ser apreciado por todos.
RECURSOS
• Textos impressos;
• Papel oficio;
• Lápis coloridos;
• Varal;
• Cordão;
• Cartolina.
AVALIAÇÃO DA OFICINA:
• Fazer um quadro numa cartolina com as opções: boa, regular e ótima;
• Distribuir papéis com três cores e pedir que os alunos avaliem a oficina colando um papel numa das opções oferecidas.
• Ler e analisar a literatura de cordel como um gênero literário específico;
• Conhecer a origem e o processo histórico da literatura de cordel;
• Saber identificar uma literatura de cordel;
• Posicionar-se criticamente sobre a mensagem do texto, buscando elementos de apoio ou de contradição a um determinado ponto de vista;
• Produzir literatura de cordel, levando em conta as características do gênero.
Conteúdos:
• Literatura de Cordel;
• Cultura Popular;
• Leitura e Produção textual: cordel
Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental
Metodologia
I Momento (30 minutos)
• Leitura dramatizada pela professora do texto "A velha fofoqueira", de César Obeid.
• Após a leitura, a professora fará os seguintes questionamentos:
a. Vocês gostaram da história?
b. A linguagem apresentada no texto é de fácil entendimento?
c. O que vocês acharam de interessante no texto?
d. O que vocês perceberam quanto a organização do texto? Perceberam os versos? E as rimas?
e. Esse texto que acabamos de ler, é uma literatura de cordel e faz parte da cultura popular. O que vocês sabem sobre literatura de cordel? E sobre cultura popular?
II Momento (40 minutos)
Fazer uma tempestade de ideias com os alunos acerca do tema "Cultura popular e Literatura de Cordel":
• Solicitar que os alunos falem palavras a partir do tema sugerido (essa atividade será feita oralmente).
III Momento (30 minutos)
• Explicar o que é literatura de cordel;
• Informar sobre sua origem e formato;
• Falar do processo histórico como também da importância de se preservar a cultura popular.
INTERVALO (20 minutos)
IV Momento (40 minutos)
Apresentação do autor que será trabalhado:
• Fazer a leitura da Biografia do autor César Obeid.
V Momento (30 minutos)
Divisão dos grupos para leitura e análise de textos de cordel acerca de diferentes temas:
• Dividir a turma em grupos;
• Distribuir a cada grupo um dos textos do autor citado;
• Solicitar que os grupos leiam os textos para:
a. Familiarizarem-se com o gênero;
b. Identificar as suas características;
c. Identificar os assuntos tratados nos textos;
d. Comparar os textos e emitir uma opinião acerca dos conteúdos abordados.
• O grupo deverá registrar por escrito as observações realizadas e, em seguida, eleger um componente do grupo para socializar o trabalho;
• O professor deverá sistematizar o conhecimento adquirido.
VI Momento (50 minutos)
Prática da escrita:
• Agora, solicitar que os alunos se organizem em duplas para produzirem uma literatura de cordel;
• Eles poderão escolher uma das temáticas abaixo ou ficar livres para produzirem sobre o que desejarem;
• Sugestão de temas: Saúde e Orientação Sexual; Meio Ambiente; Vida na zona rural, etc.;
• Depois de produzidos, os textos deverão ser passados a limpo em forma de livrinho, ilustrados e assinados pelos autores;
• O material produzido será exposto num varal colocado na área da escola para ser apreciado por todos.
RECURSOS
• Textos impressos;
• Papel oficio;
• Lápis coloridos;
• Varal;
• Cordão;
• Cartolina.
AVALIAÇÃO DA OFICINA:
• Fazer um quadro numa cartolina com as opções: boa, regular e ótima;
• Distribuir papéis com três cores e pedir que os alunos avaliem a oficina colando um papel numa das opções oferecidas.
Aluna: Josemilda Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário