Na atividade sugerida a
seguir temos duas sugestões de produção escrita que aparece com mudanças de
gênero textual e envolve também um trabalho com análise linguística, já que os
personagens das tirinhas de Chico Bento falam uma linguagem típica da zona rural.
Portanto, nos textos a serem escritos pelos alunos, narrador e personagens
devem se expressar de modo diferente: um na variedade considerada padrão; os
outros em sua variedade regional, familiar.
Antes de iniciar a
atividade o professor deve conversar com os alunos sobre o uso das variedades
em dois momentos: antes da escrita dos textos, a fim de prepara-los para o
emprego adequado das duas variedades; depois, o momento de fazer com os alunos
o que eles escreveram, para verificar e melhorar, se necessário, além do uso dos
sinais de pontuação, a adequação no uso das variedades que caracterizam
narrador e personagens.
ATIVIDADE
Divirta-se
lendo esta tirinha de Chico Bento e depois, com um colega, escreva a mesma
história usando um narrador e os mesmos personagens. Não esqueça de usar a
pontuação no diálogo. Então, mãos a obra.
2- Nós
podemos contar pequenas historias de diversas maneiras: por meio de tirinhas,
ou com imagens ou com imagens e palavras: por meio só de palavras, utilizando
um narrador que conta tudo sozinho; ou utilizando as falas do narrador e as
falas dos personagens. Observe agora uma historinha do Zé Lelé, contada de dois
modos diferentes: numa tirinha e num reconto da história feita pelo narrador.
À
noite, ao pé da cama do Zé Lelé, lá estava a sua mãe lendo-lhe histórias. Lê
uma lê duas lê três, e, quando já se prepara para fechar o livro, o filho lhe
pede que conte outra história para ele dormir. A mãe tem uma ideia brilhante e
responde que vai contar algo melhor do que uma história. E começa em voz alta a
contar carneirinhos.
Vamos
escrever de novo essa historinha, mas mostrando diretamente a conversa entre os
personagens. Não esqueça, reconte-a usando, os sinais de pontuação adequados.
Dê um título para história.
MENINO DA SINALEIRA -
ATIVIDADES PARA O 6º ANO
MENINO
DA SINALEIRA
Luís
Coronel
Há um
menino
Na
sinaleira.
A
idade se conta
Nos
dedos das mãos.
(e
sobram dedos
Para
apontar os culpados).
O
menino
Tem um
tribunal às costas
E um
shopping pela frente.
Noite alta
O
pisca-pisca amarelo
Libera
o menino.
Teríamos
prantos
De
lavar o para-brisa
Fosse
um só menino
Na
sinaleira.
Em
todas as sinaleiras
Ha um
menino.
O
coração petrifica-se
O
menino quer comprar
Pão,
Leite
E cola
para cheirar.
Passam
doutores
E preclaros.
Telefonia
celular
E som
digital.
E
todos sabem
Que
não há sinal verde
Para
este país
Enquanto
houver
Em
menino na sinaleira.
ATIVIDADES GRAMATICAIS
1) Retire do texto:
a) 1 substantivo derivado:
b) 2 substantivos compostos:
c) 2 substantivos abstratos:
2) Como ficam os substantivos
"pisca-pisca" e "para-brisa" no plural?
3) Quais as palavras que
caracterizam os substantivos "telefonia" e "som"?
SUGESTÕES
DE PRODUÇÃO TEXTUAL
a) Escolha uma das cores da
sinaleira e a ela relacione: (selecione uma das opções)
* uma pessoa
* uma situação do dia a
dia
* um programa de
televisão
* um
filme
* um livro
* uma música
No seu texto, argumente o
motivo pelo qual escolheu a cor.
b) Crie
um diálogo entre o menino da sinaleira e o menino nota 10. Neste diálogo deve
constar o que levou o menino para a sinaleira e os conselhos que o menino nota
10 dará para que o outro mude sua situação.
c)
Escreva uma carta/e-mail/mensagem/ para alguma autoridade de sua cidade,
denunciando a situação de crianças que ficam nas sinaleiras, ou em outros
lugares, e sugira soluções.
d) Redija
um texto para o jornal de sua cidade denunciando alguma situação de exploração
infantil.
e)
Crie um texto narrativo onde apareça a família do menino da sinaleira. Na sua
narrativa deve aparecer uma possibilidade de mudança para os personagens.
f) O
menino nota 10 quer ser médico no futuro. Crie uma narrativa que conte sua
trajetória até alcançar seu sonho.
g) Crie um poema que apresente
como tema algum outro problema social da realidade brasileira.
DISCENTE:
FLORIZETE BRITO ALMEIDA
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