terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Atividade Lúdica



Na atividade sugerida a seguir temos duas sugestões de produção escrita que aparece com mudanças de gênero textual e envolve também um trabalho com análise linguística, já que os personagens das tirinhas de Chico Bento falam uma linguagem típica da zona rural. Portanto, nos textos a serem escritos pelos alunos, narrador e personagens devem se expressar de modo diferente: um na variedade considerada padrão; os outros em sua variedade regional, familiar.
Antes de iniciar a atividade o professor deve conversar com os alunos sobre o uso das variedades em dois momentos: antes da escrita dos textos, a fim de prepara-los para o emprego adequado das duas variedades; depois, o momento de fazer com os alunos o que eles escreveram, para verificar e melhorar, se necessário, além do uso dos sinais de pontuação, a adequação no uso das variedades que caracterizam narrador e personagens.

ATIVIDADE
Divirta-se lendo esta tirinha de Chico Bento e depois, com um colega, escreva a mesma história usando um narrador e os mesmos personagens. Não esqueça de usar a pontuação no diálogo. Então, mãos a obra.

2- Nós podemos contar pequenas historias de diversas maneiras: por meio de tirinhas, ou com imagens ou com imagens e palavras: por meio só de palavras, utilizando um narrador que conta tudo sozinho; ou utilizando as falas do narrador e as falas dos personagens. Observe agora uma historinha do Zé Lelé, contada de dois modos diferentes: numa tirinha e num reconto da história feita pelo narrador.


À noite, ao pé da cama do Zé Lelé, lá estava a sua mãe lendo-lhe histórias. Lê uma lê duas lê três, e, quando já se prepara para fechar o livro, o filho lhe pede que conte outra história para ele dormir. A mãe tem uma ideia brilhante e responde que vai contar algo melhor do que uma história. E começa em voz alta a contar carneirinhos.
Vamos escrever de novo essa historinha, mas mostrando diretamente a conversa entre os personagens. Não esqueça, reconte-a usando, os sinais de pontuação adequados. Dê um título para história.

MENINO DA SINALEIRA - ATIVIDADES PARA O 6º ANO

MENINO DA SINALEIRA
Luís Coronel

Há um menino
Na sinaleira.

A idade se conta
Nos dedos das mãos.


(e sobram dedos 
Para apontar os culpados).
O menino 
Tem um tribunal às costas
E um shopping pela frente.
Noite alta
O pisca-pisca amarelo
Libera o menino.

Teríamos prantos
De lavar o para-brisa
Fosse um só menino
Na sinaleira.

Em todas as sinaleiras
Ha um menino.

O coração petrifica-se 
O menino quer comprar
Pão,
Leite
E cola para cheirar.

Passam doutores 
E preclaros.

Telefonia celular
E som digital.

E todos sabem 
Que não há sinal verde
Para este país
Enquanto houver

Em menino na sinaleira.

ATIVIDADES GRAMATICAIS
1) Retire do texto:
a) 1 substantivo derivado:
b) 2 substantivos compostos:
c) 2 substantivos abstratos:
2) Como ficam os substantivos "pisca-pisca" e "para-brisa" no plural?
3) Quais as palavras que caracterizam os substantivos "telefonia" e "som"?

SUGESTÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL

a) Escolha uma das cores da sinaleira e a ela relacione: (selecione uma das opções) 
* uma pessoa 
* uma situação do dia a dia 
* um programa de televisão 
* um filme                                 
* um livro 
* uma música 
No seu texto, argumente o motivo pelo qual escolheu a cor. 

b) Crie um diálogo entre o menino da sinaleira e o menino nota 10. Neste diálogo deve constar o que levou o menino para a sinaleira e os conselhos que o menino nota 10 dará para que o outro mude sua situação. 

c) Escreva uma carta/e-mail/mensagem/ para alguma autoridade de sua cidade, denunciando a situação de crianças que ficam nas sinaleiras, ou em outros lugares, e sugira soluções. 

d) Redija um texto para o jornal de sua cidade denunciando alguma situação de exploração infantil. 

e) Crie um texto narrativo onde apareça a família do menino da sinaleira. Na sua narrativa deve aparecer uma possibilidade de mudança para os personagens. 

f) O menino nota 10 quer ser médico no futuro. Crie uma narrativa que conte sua trajetória até alcançar seu sonho. 

g) Crie um poema que apresente como tema algum outro problema social da realidade brasileira.

DISCENTE: FLORIZETE BRITO ALMEIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário