terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A formiguinha




Nem sempre se tem tempo ou recursos para buscar o texto ideal: muitas vezes temos de nos contentar com o material oferecido pelo livro didático que tanto pode ser ótimo quanto medíocre. Mais uma razão para diversificar na técnica, compensando com uma atividade lúdica e instigante aqueles textos sem grandes chances de figurar entre os concorrentes a prêmio Nobel de litera­tura ou jornalismo.
 Idealmente esta atividade é para ser feita em duplas, mas em turmas maiores os grupos poderão ter até cinco participantes. Faça tantas cópias do texto quanto for o número de grupos e numere cada cópia de modo que tal numeração possa ser vista de longe.
Em aula, enquanto os alunos estiverem envolvidos em alguma ativida­de, saia da sala e cole as cópias do texto em lugares diferentes do corredor, mas aproximadamente à mesma distância da porta da sala.

 Organize os grupos e dê números a eles.
Explique que cada grupo preci­sará de um redator e uma "formiga" (ou mais de uma, no caso de grupos mai­ores).
 A função da formiga é sair da sala, procurar o texto correspondente ao número do grupo e, em várias idas e vindas, ir reconstruindo o texto na sala de aula com a ajuda do redator.
É importante frisar que não é permitido anotar nada; a formiga lerá, de cada vez, apenas a quantidade de texto possível de ser memorizada antes de voltar à sala de aula e repeti-la ao grupo para que o reda­tor a anote.
Poderá então voltar para continuar o trabalho ou, quando houver mais de uma formiga, estas deverão alternar-se na função de ir "buscar" o texto. E todo o grupo será responsável pela correção ortográfica, semântica e gramati­cal do texto escrito.
Quando o primeiro grupo terminar a tarefa de reproduzir todo o texto ou quando acabar o tempo estipulado para a realização da atividade, os textos de todos os grupos serão recolhidos para contagem dos pontos (que não precisa ser feita na hora).
A fórmula número de palavras reconstruídas - número de erros = número de pontos é uma forma justa de se chegar ao resultado final.
Depois da "entrega de prêmios", tanto os textos originais quanto os reconstituídos deverão ser devolvidos aos grupos. Na tentativa de revisar a contagem dos pontos, eles certamente lerão tudinho na maior atenção!
Para variar a atividade eu sugiro que sejam escondidas as partes do texto e que cada um tenha que encontrar através de dicas, estilo caça ao tesouro. Assim, terão que raciocinar logicamente e solucionar o problema.
Outra atividade interessante que faço nos encontros de formação continuada é quebra cabeça de textos. Cada grupo recebe o seu e o que monta primeiro ganha um ponto. Depois cada grupo lê o texto que montou e todos são interpretados. Entregar o texto em tiras propondo que cada grupo o ordene também é interessante, pois muitas vezes, alternando a ordem, um mesmo texto passa a ter um contexto completamente diferente

 Desenvolvido por Patrícia Lopes da Fonte, educadora especialista em pedagogia de projetos...
 ALUNA: Jaiza Sacramento

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