Nem sempre se tem tempo ou recursos para buscar o
texto ideal: muitas vezes temos de nos contentar com o material oferecido pelo
livro didático que tanto pode ser ótimo quanto medíocre. Mais uma razão para
diversificar na técnica, compensando com uma atividade lúdica e instigante
aqueles textos sem grandes chances de figurar entre os concorrentes a prêmio
Nobel de literatura ou jornalismo.
Idealmente esta atividade é para ser feita em
duplas, mas em turmas maiores os grupos poderão ter até cinco participantes.
Faça tantas cópias do texto quanto for o número de grupos e numere cada cópia
de modo que tal numeração possa ser vista de longe.
Em aula, enquanto os alunos estiverem envolvidos em
alguma atividade, saia da sala e cole as cópias do texto em lugares diferentes
do corredor, mas aproximadamente à mesma distância da porta da sala.
Organize os grupos e dê números a eles.
Explique que cada grupo precisará de um redator e
uma "formiga" (ou mais de uma, no caso de grupos maiores).
A função da
formiga é sair da sala, procurar o texto correspondente ao número do grupo e,
em várias idas e vindas, ir reconstruindo o texto na sala de aula com a ajuda do
redator.
É importante frisar que não é permitido anotar
nada; a formiga lerá, de cada vez, apenas a quantidade de texto possível de ser
memorizada antes de voltar à sala de aula e repeti-la ao grupo para que o redator
a anote.
Poderá então voltar para continuar o trabalho ou,
quando houver mais de uma formiga, estas deverão alternar-se na função de
ir "buscar" o texto. E todo o grupo será responsável pela correção
ortográfica, semântica e gramatical do texto escrito.
Quando o primeiro grupo terminar a tarefa de
reproduzir todo o texto ou quando acabar o tempo estipulado para a realização
da atividade, os textos de todos os grupos serão recolhidos para contagem dos
pontos (que não precisa ser feita na hora).
A fórmula número de palavras reconstruídas - número
de erros = número de pontos é uma forma justa de se chegar ao resultado final.
Depois da "entrega de prêmios", tanto os
textos originais quanto os reconstituídos deverão ser devolvidos aos grupos. Na
tentativa de revisar a contagem dos pontos, eles certamente lerão tudinho na
maior atenção!
Para variar a atividade eu sugiro que sejam
escondidas as partes do texto e que cada um tenha que encontrar através de
dicas, estilo caça ao tesouro. Assim, terão que raciocinar logicamente e
solucionar o problema.
Outra
atividade interessante que faço nos encontros de formação continuada é quebra
cabeça de textos. Cada grupo recebe o seu e o que monta primeiro ganha um
ponto. Depois cada grupo lê o texto que montou e todos são interpretados.
Entregar o texto em tiras propondo que cada grupo o ordene também é
interessante, pois muitas vezes, alternando a ordem, um mesmo texto passa a ter
um contexto completamente diferente.
Desenvolvido por
Patrícia Lopes da Fonte, educadora
especialista em pedagogia de projetos...
ALUNA: Jaiza Sacramento
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