PRIMEIRA AULA: CONHECENDO A CHARGE
• OBJETIVOS: Abordagem
da definição do gênero charge, bem como das suas características constitutivas,
a saber, propósito comunicativo, conteúdo temático, estrutura composicional
(elementos discursivos presentes na sua estrutura e seu papel na produção de
efeitos de sentido) e estilo verbal.
• PROCEDIMENTOS: a)
exposição de exemplares do gênero discursivo em foco; b) realização de sondagem
com o objetivo de verificar os saberes prévios do alunado a respeito desse
gênero. Mais especificamente, o que eles assistem, o que eles leem em sua
rotina cotidiana etc. A partir disso, almejamos que os alunos consigam estabelecer
relação com o universo jornalístico e, conseguinte, com o da charge; c)
realização de aula expositiva com fins a abordar a diferenciação entre os
gêneros charges e cartuns, assim como o conceito do gênero charge e suas
características constitutivas. Para tal, propomos a distribuição de exemplares
dos gêneros supracitados, evidenciando as distinções e diferenciações entre
ambos.
SEGUNDA
AULA: LENDO E COMPREENDENDO O GÊNERO CHARGE
• OBJETIVOS: Trabalhar
habilidades de leitura, compreensão e interpretação textual, a partir de
exemplares do gênero charge.
• PROCEDIMENTOS: Contextualização
acerca da temática das charges escolhidas (Episódio do assassinado dos
cartunistas do Charlie Hebdo, explorando as circunstancia que acarretaram tal
situação. Para tal, propomos a distribuição de alguns exemplares de notícias
sobre esse fato); Realização de atividade de leitura, compreensão e
interpretação textual, com foco na identificação das principais características
constitutivas do gênero em questão.
ATIVIDADE DE COMPREENSÃO TEXTUAL
Você conhece a charge?
Esse gênero consiste em um texto humorístico, que, na maior parte
dos casos, é construído através da união da escrita e da imagem. Seu propósito
comunicativo é realizar uma crítica ou uma sátira acerca de temas e costumes
humanos. Na charge, aparecem temas e situações de um contexto temporal
específico. Além disso, na maior parte das vezes, as pessoas são conhecidas. Em
geral, são pessoas públicas, como: celebridades, políticos e profissionais
conhecidos etc. A charge tem como característica a abordagem de temas
econômicos, educacionais, políticos, sociais etc. Tem, ainda, como
características o uso de formas e formatos, bem como de cores com fins a
reforçar os propósitos comunicativos do autor. Na charge, são, também,
características marcantes o exagero e a intertextualidade.
Os textos abaixo são exemplares do gênero charge. Ambos os textos
abaixo realizam uma crítica ao assassinato dos cartunistas do Jornal Charlie
Hebdo (jornal satírico semanal), ocorrido, na França, no dia 07 de janeiro de
2015. O assassinato ocorreu, por causa dos cartuns publicados, contendo sátiras
ilustradas ao islamismo e ao Profeta Maomé.
TEXTO 1
TEXTO 2
TEXTO 3
TEXTO 4
1) Quais as características do gênero
charge aparecem na construção dos textos acima citados? (Espera-se
que o aluno consiga perceber a articulação entre a linguagem verbal escrita e
os elementos visuais, bem como a utilização de cores, tais como: preto,
vermelho etc.).
2) No que concerne às charges acima, há o
uso de uma cor? Qual essa cor? O que ela simboliza? (Espera-se
que o aluno consiga perceber, nos quatro exemplares, o uso da cor vermelha com
a finalidade de fazer menção não só ao sangue, mas também à violência brutal
que vitimou os cartunistas).
3) No texto 1, quais os elementos visuais
remetem ao episódio ocorrido na França? E quais elementos visuais reforçam a
crítica realizada na charge em foco? (Espera-se
que o aluno consiga perceber, neste texto, o uso da imagem do jornal e do
pincel como elementos que aludem ao jornal satírico em questão. Espera-se,
ainda, que ele perceba o uso da imagem do tudo de tinta na posição inclinada e
a tinta derramada, assim como a posição da mão no centro da charge como
elemento que corroboram para a realização crítica trazida pela charge).
4) No texto 2, quais o elementos visuais
remetem ao universo jornalístico e ao acontecimento em questão? E quais os
elementos visuais reforçam a crítica a esse episódio? (Espera-se
que o aluno consiga perceber, neste texto, o uso da imagem do lápis como
elemento que alude ao universo jornalístico. Espera-se, também, que ele perceba
o uso da imagem do lápis quebrado, da posição da mão e da utilização da cor
vermelha como elementos que viabilizam a realização crítica).
5) Nos textos 3 e 4, ocorre a utilização
de uma cor? Qual a cor? O que ela representa? (Espera-se
que o aluno consiga perceber, nos textos 3 e 4, a utilização da cor preta com o
propósito de remeter à morte, exteriorizando a tristeza e o luto, bem como o
medo e o terror).
6) No texto 4, qual o elemento visual
alude ao fato ocorrido na França? E qual os elementos auxiliam na composição da
crítica realizada?(Espera-se que o aluno consiga perceber,
neste texto, o uso da imagem do livro sobre o sangue como elementos que remete
ao jornal satírico. Espera-se, também, que ele perceba o uso da cor preta no
preenchimento do fundo como algo que remete à morte, ao luto e ao silêncio, bem
como o uso do texto verbal escrito com os elementos visuais na elaboração da
crítica efetuada).
TERCEIRA AULA: PRODUZINDO O GÊNERO CHARGE
• OBJETIVO: Trabalhar
o Eixo Produção Textual, visando a levar produzirem exemplares do gênero charge
e exteriorizar os conhecimentos construídos sobre o funcionamento desse gênero.
• PROCEDIMENTOS: Divisão
dos alunos em grupos; Realização de atividade didática de produção de texto,
recorrendo à proposta abaixo:
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Os textos acima nos levam a pensar sobre as diferenças, sobre a
pluralidade cultural e, em especial, sobre o respeito ao outro. Isto é, a
importância de respeitar as diferenças das pessoas e não ridicularizá-las por
causa de terem características diferentes das nossas. No seu cotidiano, você já
se deparou com alguma prática de Preconceito ou Bullying? Com base nas charges
e nos conteúdos expostos acima, elabore uma charge sobre algum tipo de
Preconceito ou Bullying. Para isso, use papel ofício, canetas, lápis de cor,
canetas hidrográficas, tinta etc.
QUARTA AULA: ARGUMENTANDO SOBRE O GÊNERO
CHARGE
• OBJETIVO: Trabalhar
o Eixo Oralidade, levando os alunos a fazerem uso
da modalidade oral da linguagem, para exteriorizarem seus saberes acerca da
constituição do gênero charge.
• PROCEDIMJENTOS: Divisão
dos alunos em grupos (mesmos grupos da aula anterior); Realização de
apresentação oral dos alunos, recorrendo às seguintes propostas:
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO
ORAL
PROPOSTA 1: Os alunos apresentarão a charge produzida pelo grupo, demonstrando
a crítica realizada, bem como as características e os elementos constitutivos
típicos desse gênero discursivo.
PROPOSTA 2: No dia da apresentação, os alunos serão informados que irão
apresentar a charge produzida por outro grupo. Ou seja, os grupos trocarão suas
charges. Após isso, será dado o tempo de 20 minutos, para que os grupos
identifiquem a crítica realizada pela charge produzida pelo outro grupo, assim
como as características e os elementos constitutivos típicos desse gênero
discursivo. Após isso, eles irão apresentar a charge produzida pelo outro
grupo, mostrando os pontos positivos e negativos do produto, bem como suas
características constitutivas.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua
portuguesa. Secretaria
de Educação Fundamental. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arHYPERLINK "http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf"quivos/pdf/livro02.pdf. Acesso
em: 29 set. 2015.
CAVALCANTI, M. C.. Multimodalidade e Argumentação na
Charge. Dissertação de
Mestrado em Linguística - Pós-graduação em Letras - Universidade Federal de
Pernambuco, 2008. Disponível em: http://www.pgletras.com.br/2008/dissertacoes/diss-Maria-Clara.pdf. Acesso
em: 26 set. 2015.
DIONISIO, A.. Multimodalidade discursiva na atividade oral e
escrita (atividades). In: MARCUSCHI, L. A.; DIONISIO, A. P. (Orgs.). Fala e Escrita. Belo
Horizonte: Autêntica, 2005.
LOPES-ROSSI, M. A. G.. Gêneros discursivos no ensino de leitura e
produção de textos. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S.. (Org.). Gêneros Textuais: reflexões
e ensino. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006, v. 1, p. 61-72.
Aluna: Arivalda Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário