Artigos: identificação,
função e conceito, classificação
Objetivos
·
Identificar
os determinantes dos substantivos;
·
Analisar a função dos artigos na construção do
texto;
·
Elaborar o
conceito de artigo;
·
Classificar
artigo em definido e indefinido.
Construindo Conceito
Atividade 1 - Motivação:
atividade em dupla
Os artigos
emergem do trabalho com substantivos. Propor aos alunos que se organizem em
grupos de quatro ou cinco componentes e peça-lhes que acompanhem a
canção "Criança não Trabalha", estudada na aula sobre substantivos.
A letra da música está
disponível no site:
Em seguida, oriente-los
que respondam as questões:
1º) Os
substantivos não estão acompanhados por outros elementos, como, por
exemplo, o lápis, a bola. Por que isso teria acontecido?
2º) Que elementos da
língua acompanharia os substantivos abaixo, determinando-os em:
feminino/masculino; singular/plural? Veja o modelo:
Caderno: o caderno/os
cadernos
lápis:
____________________;
chiclete:
_____________________;
peão: ___________
Sol:___________________;
bicicleta:____________________
skate:_____________
calção:________________;
esconderijo:_______________;
avião:_______________
tambor:________________;
jardim:_________________
bola:____________________
lápis: ________________
cadarço:
________________
DISCENTE: EMILLE SILVA NASCIMENTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário