ATIVIDADE LÚDICA
Atividade lúdica é
todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir
prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. A
atividade lúdica também é conhecida como brincadeira.
Sumariamente teríamos as
seguintes características sobre elas: - são brinquedos ou brincadeiras menos
consistentes e mais livres de regras ou normas; - são atividades que não visam
a competição como objetivo principal, e mas a realização de uma tarefa de forma
prazerosa; - existe sempre a presença de motivação para atingir os objetivos.
Desde
os filósofos gregos que se utiliza esse expediente para ajudar
os aprendizes. As brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como
uma ferramenta importante
de educação. Frequentemente, as atividades lúdicas também ajudam a
memorizar fatos e favorecem em testes cognitivos.
No contexto da Educação
Física, as atividades lúdicas consistem em [exercícios] físicos sadios e
intensos. Os professores consideram que tais atividades propiciam desafogo de
dificuldades emocionais e sentimentos agressivos, fortalecendo entre outras
coisas a autoestima e a segurança (1)
Na Educação Infantil, as
atividades lúdicas são mais empregadas no aprendizado das crianças de
0 a 5 anos de idade, onde elas interagem umas com as outras, desempenham papéis
sociais (papai e mamãe), desenvolvem a imaginação, criatividade e capacidade
motora e de raciocínio. Alguns educadores julgam necessário que as brincadeiras
sejam direcionadas e possuam um objetivo claro, sob o argumento de que são
importantes no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social,
enfim no desenvolvimento integral da criança.
A brincadeira é mais que
passatempo, ela ajuda no desenvolvimento,
promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.
OBSTÁCULOS COM GARRAFAS
IDADE = 3 a 6 anos
MATERIAL = Garrafas de 2 litros de Coca-Cola, água, anilina, glitter.
ATIVIDADE
O professor deverá pedir
para cada aluno trazer de casa uma garrafa de Coca-Cola, juntos encherão a
garrafa de água, colocarão anilina e glitter. As garrafas ficarão coloridas e
brilhantes, servirá também para trabalhar cores com as crianças, mas o objetivo
delas é fazer de obstáculos. O professor colocará as garrafas na disposição que
quiser em zig-zag ou formando uma reta dando um espaço entre elas para que as
crianças possam passar por elas. Uma de cada vez elas deverão andar desviando
dos obstáculos, depois correrem, após isso o professor deve formar duplas que
irão correr de mãos dadas e por último formar um trem que passará pelo mesmo
caminho que fizeram ora sozinhos, ora acompanhados.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Percepção visual;
- Observação;
- Atenção;
- Coordenação motora
ampla;
- Orientação espacial.
Autor: JONIELSON TANAN MACHADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário