Não
seria interessante abordar conteúdos gramaticais de uma maneira divertida e
lúdica? Pois saiba que é possível, e o uso dessa metodologia produz resultados significativos
para o ensino da língua portuguesa.
Para
sair da rotina (fuja dela sempre que possível!), proponho que você apresente
para seus alunos, especialmente aos alunos da segunda fase do Ensino
Fundamental, a música “Gramática”, composta por Sandra Peres e Paulo Tatit da
dupla “Palavra Cantada”. Você poderá trabalhar por etapas, pois temos aqui um
material rico e cheio de possibilidades, portanto, é importante que seja bem
desenvolvido, contemplando assim toda diversidade que a proposta nos apresenta.
Abaixo, a letra da música que será nossa principal ferramenta de trabalho nesta
proposta:
GRAMÁTICA
O substantivo
É o substituto do conteúdo
O
adjetivo
É a nossa impressão sobre quase tudo
O
diminutivo
É o que aperta o mundo E deixa miúdo
O
imperativo
É o que aperta os outros e deixa mudo
Um
homem de letras
Dizendo ideias Sempre se inflama
Um
homem de ideias
Nem usa letras Faz ideograma
Se
altera as letras
E esconde o nome Faz anagrama
Mas
se mostro o nome
Com poucas letras É um telegrama
Nosso
verbo ser
|
É
uma identidade
Mas sem projeto
E
se temos verbo
Com objeto É bem mais direto
No
entanto falta
Ter um sujeito Pra ter afeto
Mas
se é um sujeito
Que se sujeita Ainda é objeto
Todo
barbarismo
É o português Que se repeliu
O
neologismo
É uma palavra Que não se ouviu
Já
o idiotismo
É tudo que a língua Não traduziu
Mas
tem idiotismo
Também na fala De um imbecil. |
Leve
a música para
seus alunos ouvirem e peça que acompanhem com a letra. Depois dessa primeira
leitura, a turma deverá fazer uma análise sobre o texto. É certo que os alunos
têm um conhecimento prévio sobre o assunto, mas é importante ressaltar a
maneira como os compositores falam dele, desvencilhando o conteúdo de
definições previsíveis e da objetividade com que são tratados nas gramáticas.
Peça que observem a subjetividade presente na canção e o quanto esse olhar
informal pode auxiliar na apreensão do conteúdo, já que cada um de nós
desenvolve técnicas peculiares para facilitar o próprio aprendizado.
Depois
desse primeiro momento com a letra da música, pergunte aos alunos se as
definições que os autores fizeram são pertinentes e peça que eles identifiquem
as classes gramaticais que são definidas na música. Posteriormente, lance um
desafio: os alunos deverão fazer uma música inspirada na canção “Gramática” e
nela deverão definir, subjetivamente, pelo menos três classes gramaticais. A
atividade funcionará bem se feita em grupos, o que permitirá que os alunos
entrem em contato com as definições dos outros colegas, tornando o trabalho
ainda mais rico e prazeroso. Ao final, peça que cada grupo apresente sua versão
para a classe e que distribua cópias de seus textos para que todos possam
acompanhar.
A
música está presente no nosso dia a dia e, por isso, é uma ferramenta que
desperta a curiosidade dos alunos. Temos inteligências múltiplas, sendo assim,
a habilidade musical é tão importante quanto a lógico-matemática e a
linguística, porque auxiliam outros tipos de raciocínio. Quando trabalhamos com
música em sala de aula, permitimos que nossos alunos desenvolvam a memória, a
comunicação verbal e a imaginação, além de ser uma linguagem que pode ser
relacionada com outras manifestações culturais e até mesmo com áreas
específicas do conhecimento humano, como o estudo da língua portuguesa.
Autora: LUANA CASTRO
Graduada em Letras
Postado por:
TELMARA PEDREIRA DE OLIVEIRA
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