ATIVIDADE
DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Na produção textual, vamos continuar trabalhando com o assunto polêmico
das COTAS PARA AFRODESCENDENTES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. Agora, entretanto,
vamos a uma atividade de produção textual do gênero textual argumentativo Carta
do leitor. Além da exposição do professor, os estudantes também dispõem da
internet para fazer pesquisas sobre o gênero em questão.
A carta do leitor que vão escrever terá como base a reportagem de capa
da revista Veja de 06 de junho de 2007: “Gêmeos idênticos, Alex e Alan foram
considerados pelo mesmo sistema de cotas como BRANCO e NEGRO. É mais uma prova
de que RAÇA NÃO EXISTE.” A reportagem
questiona a validade das cotas para afrodescentes em universidades públicas,
destacando que, segundo a genética, raça não existe e que a política de cotas
em universidades públicas representa a oficialização da discriminação racial no
Brasil.
Após a leitura dessa reportagem, o estudante deve escrever uma carta do
leitor posicionando-se, isto é, expressando seu ponto de vista sobre o que leu
na reportagem da revista. Na carta, ele pode concordar com as idéias do
colunista ou discordar delas, elogiar, criticar a matéria, ou mesmo acrescentar
informações e reflexões sobre o assunto. Para isso, vai utilizar alguns dos
operadores argumentativos estudados.
AVALIAÇÃO:
Esse trabalho tem o valor de 5 pontos. A atividade deverá ser realizada
individualmente. Sendo que aturma poderá promover encontros para discutir a
respeito de forma coperativa e lúdica, e daí fazerem suas produções.
AUTORA DA ATIVIDADE - JULIANA LIMA SANTOS
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