ATIVIDADE
DE ANÁLISE TEXTUAL
A seguir apresenta-se o texto de uma redação de vestibular intitulada
Vestibular dos Preconceitos. Nesta atividade, o estudante vai tentar
identificar os efeitos de sentido que os marcadores argumentativos (sublinhados
e destacados em negrito) assumem no texto, no que se refere à adesão do leitor.
Vestibular
dos preconceitos
Nos últimos vestibulares (2003/2004), a Universidade Estadual do Estado
do Rio de Janeiro - UERJ - implantou o tão polêmico sistema de cotas, que
garante cinquenta por cento das vagas para os alunos negros e também para os
alunos oriundos da rede pública de ensino.
Logo no primeiro ano de implantação desse projeto houve diversos
impasses. Dentre eles, o questionamento dos vestibulandos da rede particular de
ensino, que se sentiram lesados com a lei. Por
outro lado, milhares de estudantes sem condições de uma competição com
equidade de conhecimentos foram beneficiados com as cotas. Surge então a
polêmica: será que esta lei
realmente resolve o problema do ensino gratuito?
Sabe-se que a qualidade da educação pública no Brasil possui várias
deficiências em sua infraestrutura. Falta de docentes e funcionários, métodos
de ensino ultrapassados, são alguns
dos problemas que fazem parte da realidade da rede pública de ensino.
Muitos educandos são provenientes da classe média baixa, portanto, optam, na sua grande maioria, pelo ensino técnico,
deixando de cursar algumas matérias fundamentais para a formação básica do
indivíduo.
Nesse caso, o estudante que almeja cursar uma boa faculdade não tem
outra escolha senão fazer um cursinho preparatório, que são dispendiosos para
esta classe. Felizmente,
podem contar com a solidariedade de muitos que como ele também viveram tais circunstâncias quando se propuseram a
ingressar numa faculdade. Recorrem, então,
aos Pré-Vestibulares Comunitários, que são uma boa opção para quem não possui
recursos financeiros para custear cursos privados.
Além do mais, quando apesar das dificuldades o discente consegue garantir uma
vaga no ensino superior, surge um outro agravante, como custear os estudos
durante a graduação? O governo, nas suas boas intenções, dispõe ao aluno uma
bolsa de R$ 190,00 para ajudá-lo nas despesas, considerando que esta quantia
seja suficiente para o transporte, a compra de livros para a alimentação, para
pagar os cursos, palestras e seminários extracurriculares...
Constata-se, então,
que essa lei não passa de um
instrumento para amenizar o grande abismo do ensino público brasileiro e que não corresponde a uma
realidade realmente funcional para os vestibulandos. Dessa forma, não é uma
solução adequada, mas apenas imediata, ou pelo menos esperamos que
seja...
AVALIAÇÃO:
Esse trabalho tem o valor de 4 pontos. A atividade deverá ser realizada
em duplas, Que podem dialogar de forma particiaptiva e lúdica com as demais,
para um trabalho mais rico.
AUTORA DA ATIVIDADE- ADAY DA PAIXÃO LIMA SANTOS
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