terça-feira, 29 de novembro de 2016

Atividade de Análise Textual

ATIVIDADE DE ANÁLISE TEXTUAL
A seguir apresenta-se o texto de uma redação de vestibular intitulada Vestibular dos Preconceitos. Nesta atividade, o estudante vai tentar identificar os efeitos de sentido que os marcadores argumentativos (sublinhados e destacados em negrito) assumem no texto, no que se refere à adesão do leitor.
Vestibular dos preconceitos
Nos últimos vestibulares (2003/2004), a Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - implantou o tão polêmico sistema de cotas, que garante cinquenta por cento das vagas para os alunos negros e também para os alunos oriundos da rede pública de ensino.
Logo no primeiro ano de implantação desse projeto houve diversos impasses. Dentre eles, o questionamento dos vestibulandos da rede particular de ensino, que se sentiram lesados com a lei. Por outro lado, milhares de estudantes sem condições de uma competição com equidade de conhecimentos foram beneficiados com as cotas. Surge então a polêmica: será que esta lei realmente resolve o problema do ensino gratuito?
Sabe-se que a qualidade da educação pública no Brasil possui várias deficiências em sua infraestrutura. Falta de docentes e funcionários, métodos de ensino ultrapassados, são alguns dos problemas que fazem parte da realidade da rede pública de ensino. Muitos educandos são provenientes da classe média baixa, portanto, optam, na sua grande maioria, pelo ensino técnico, deixando de cursar algumas matérias fundamentais para a formação básica do indivíduo.
Nesse caso, o estudante que almeja cursar uma boa faculdade não tem outra escolha senão fazer um cursinho preparatório, que são dispendiosos para esta classe. Felizmente, podem contar com a solidariedade de muitos que como ele também viveram tais circunstâncias quando se propuseram a ingressar numa faculdade. Recorrem, então, aos Pré-Vestibulares Comunitários, que são uma boa opção para quem não possui recursos financeiros para custear cursos privados.
Além do mais, quando apesar das dificuldades o discente consegue garantir uma vaga no ensino superior, surge um outro agravante, como custear os estudos durante a graduação? O governo, nas suas boas intenções, dispõe ao aluno uma bolsa de R$ 190,00 para ajudá-lo nas despesas, considerando que esta quantia seja suficiente para o transporte, a compra de livros para a alimentação, para pagar os cursos, palestras e seminários extracurriculares...
Constata-se, então, que essa lei não passa de um instrumento para amenizar o grande abismo do ensino público brasileiro e que não corresponde a uma realidade realmente funcional para os vestibulandos. Dessa forma, não é uma solução adequada, mas apenas imediata, ou pelo menos esperamos que seja...

AVALIAÇÃO:
 Esse trabalho tem o valor de 4 pontos. A atividade deverá ser realizada em duplas, Que podem dialogar de forma particiaptiva e lúdica com as demais, para um trabalho mais rico.


AUTORA DA ATIVIDADE- ADAY DA PAIXÃO LIMA SANTOS

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